Minha Terra, sua Gente

Facebook
WhatsApp

Elieser Boer, nasceu no dia 12/08/1956, em Taquaritinga. Filho de Mário Boer e Ana Camorese Boer, tem os irmãos Gerson, Marina, Ligia e José.
Casou-se em 07/07/1979 com Rosana de Carvalho, com quem teve três filhos, Flávio, Ana Maria e Cássia, e os netos Felipe e Isabela.
Comecei a tocar trompete com 8 anos de idade; embora eu fosse apaixonado por violino, só que naquele tempo, era para os ricos.
Depois mudamos para Pirangi e lá havia a Banda 7 DE MARÇO, do Carboreto, e eu os acompanhava.
Em 1974 veio para Monte Alto e em 1978 montou uma empresa de caixas de madeiras, foram 20 anos fazendo esse trabalho. “A professora dona Giselda, sabendo da minha ligação com a música sempre me convidava para participar no Conservatório. Certo dia, o João Moreira, que na época trabalhava na Prefeitura me pediu para dar aulas, comecei a lecionar como contratado, depois prestei concurso e passei, e estou lá até hoje. Em 1999, precisamente no 28/11, fizemos a apresentação da primeira orquestra municipal que foi regida pelo maestro Thiago Colatrelli, que estudava música na UNICAMP; foi um data inesquecível!”

Orquestra – “O Conservatório possui uma orquestra de 34 componentes, sendo 16 professores e eu hoje, sou coordenador. Havia um menino que entrou no conservatório com 13 anos de idade, o Diego Honorato. Hoje ele faz faculdade de música e rege nossa orquestra”. 
Perguntado sobre um projeto do ex-presidente Lula para que a música fosse incluída na grade escolar, Boer disse que tem conhecimento, e que já deveria ter iniciado em 2010, disse ainda, que é muito importante para que nossas crianças comecem logo cedo a aprender música, “só tem que tomar cuidado para saber separar, pois professor de arte não é professor de música”.
“Os pais tem que ser os primeiros a perceber se seus filhos tem tendência à música, e para isso, é importante incentivá-los. Diego é um exemplo, ele consegue definir a nota do barulho do vento”, conta impressionado.

Capacitação na Itália – “Quando Gilbertão era o prefeito, ele sabia que eu queria capacitar-me e obter minha cidadania Italiana e então, ele me deu 6 meses de afastamento e fui para Milão, na Itália; lá tinha um amigo que fazia parte do Conservatório e eu aprendi muito com ele, embora os alunos falassem outros idiomas como o inglês, Alemão e Italiano, mas também falavam o idioma universal que é a música. Aprendi muito lá que é o primeiro mundo, trouxe para cá muitos desses ensinamentos, inclusive, formei uma orquestra de crianças em nosso Conservatório”, conta.

Conselho Municipal de Cultura – “É muito importante que o Conselho Municipal de Cultura esteja ativo, pois só assim poderemos trazer investimentos, inclusive da iniciativa privada. Já conversei com a Cida, nossa Diretora de Cultura e ela está tomando as devidas providências, temos hoje no Conservatório, coral de criança e de adulto, além do grupo choramingando, que é um dos melhores do Estado. Em natais passados, nos apresentamos nas ruas da cidade, foi um sucesso”, lembra.

MITO – Indagado sobre o mito de os músicos evangélicos não tocarem em eventos que não sejam da própria igreja, Boer reponde que “isso é raro, pois o exemplo está dentro do próprio Conservatório da cidade, onde o maestro Diego Honorato rege uma orquestra municipal, que apresenta sempre tocando grandes sucessos da música popular brasileira, sem nenhuma restrição ou preconceito.

O CONSERVATÓRIO – O Conservatório Musical de Monte Alto, que tem à frente a diretora Gislaine Felipe, possui mais de 700 alunos matriculados em vários cursos e todos terão chance de tornarem-se grandes músicos no amanhã, pois o primeiro e grande passo já foi dado, estão estudando música sob a orientação de professores capacitados para descobrir em cada um deles o seu talento musical.

Mensagem – “Os pais devem sempre procurar incentivar os filhos a cantarem e ouvir a música, pois ela é primordial na formação da criança e do homem, e só enriquece o ser humano, em todos os aspectos”. 

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na