Música: arrepio ou rebolado?

Facebook
WhatsApp

A música deve tocar a alma, e não existe uma alma se quer que não se sinta tocada por ela. Traz momentos nostálgicos, saudades, alegrias e tristezas. Ela tem poder de cura. Uma única nota tocada ecoa pelos ouvidos e atinge os corações daqueles que compartilham desta fármaca arte. Entretanto, vejo que ela não tem causado tantos arrepios. Não tem causado tantos sentimentos que emanam dos nossos poros. Infelizmente, a música tem mexido mais com o rebolado do que com a alma. Tem balançado mais o corpo do que os sentimentos. Ainda sonho o dia em que a canção possa causar mais arrepios do que quadradinhos de oito. E isso não tem a ver com gosto. Trata-se de ouvir uma bela voz, uma bela melodia e uma letra que possa fazer sentido. Há canções que não precisam de muito para que se toque na alma. Há vozes que cantam e encantam como falange; há melodias que fazem palpitar nossos corações e há letras que soam como poesia em nossos ouvidos.

É obvio que existe uma canção para cada momento. Há situações em que queremos mais rebolado do que arrepios. Não é este o problema. A música é paradoxal. A minha preocupação é que estão preferindo mais o primeiro ao segundo. E isso tem gerado certos comportamentos inadequados para determinadas idades. Há crianças fazendo movimentos e cantando canções que não são condizentes com a faixa etária. Os adultos sabem diferenciar o rebolado do arrepio; as crianças ainda não têm maturidade para diferenciá-los. E isto é preocupante.

Nossas crianças estão imitando gestos e adquirindo vocabulários que mal entendem os seus significados. E não é culpa somente da internet. Ela influencia, mas o comportamento provém de quem as crianças observam. A quantidade de pais e responsáveis que exibem e fazem questão de mostrar esses rebolados é exorbitante. Por que não mostrar os arrepios? Lembro-me de uma criança brasileira que mora no exterior. Uma pureza e tanta. Um arrepio e tanto. Quando chegou por essas bandas, foi satirizada. Talvez o rebolado é mais importante do que os arrepios. Uma nação que apenas rebola e não tem sensibilidade para sentir os poros exaltados não reconhece canções angelicais. E isto pode ser torna um inferno de canções infernais. Apenas acho.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na