O Tempo

Facebook
WhatsApp

A noção de tempo é relativa. Para cada um e para cada momento de nossas vidas ele tem um significado e uma velocidade diferente.

Pode passar lentamente quando estamos ansiosos para um acontecimento ou para uma data e voar quando estamos atrasados ou vivendo uma situação que não queremos que acabe.

O fato é o que tempo passa e com ele as mudanças inevitáveis da vida acontecem. O crescimento, o amadurecimento, o envelhecimento, as conquistas, as perdas e frustrações e o sentimento de que o que passou não volta mais.

E aí entra a saudade. Saudade dos anos vividos e dos momentos especiais. Até dos sofrimentos sentidos na pele e da superação das fases difíceis, também.

Com o tempo aprendemos muito, ora com os erros ora com as experiências. Com os erros aprendemos a buscar novas práticas e corrigir ações e atitudes, com a experiência adquirimos tranquilidade para esperar o ritmo das mudanças e o desenrolar da própria história.

O tempo passado tem importância e faz diferença na formação da personalidade e em nossa história de vida.

Conforme vivenciamos nossas experiências, juntamos conhecimento para aproveitar melhor o presente e planejar nosso futuro.

Todo tempo é único: o minuto que acabou de ir embora não pode ser recuperado e nem é igual ao seguinte. O tempo consolida certezas, destrói ilusões e reconstrói novas verdades. Ninguém é imune a passagem do tempo, em todos os sentidos. O que somos hoje não é exatamente o que éramos ontem por menor que sejam as mudanças, sejam elas físicas ou emocionais.

Por tudo isto – porque o tempo passa e não volta – devemos valorizar cada situação e o seu momento: tempo de trabalho, tempo de descanso, tempo para não fazer nada, tempo para conviver, tempo de estudar, tempo de dormir, tempo de amar, tempo de se comprometer e assim por diante.

Tudo isto também implica em prioridades e escolhas individuais. Há os que valorizam mais alguns momentos do que outros. E há os que vivem só do passado. Outros, depositam todas as suas expectativas no futuro.

E existe também, o tempo de cada um. Para cada situação vivida, para cada problema enfrentado, para cada mudança existe o tempo certo de cada pessoa. E ele é único.

Saber entender e respeitar o momento do outro e o nosso próprio, assim como também entender quando e como interferir é sinal de sabedoria.

Assim como cada um de nós tem sua própria história cada um de nós tem, também, o seu próprio tempo.

Registrando

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o