O tempo é o hoje

Facebook
WhatsApp

O tempo é como as águas de um rio que deságua nos oceanos. A água faz o seu percurso uma única vez. Quando molhamos as mãos, a água que nos limpa e nos banha já não é mais a mesma. Logo, a gente não sabe se se perde na escassez do tempo ou na sua fugacidade. Creio que o inventaram para se tornar a preciosidade do ser humano. Mas tem sido tão mal aproveitado pela sociedade moderna que já não temos tempo para pensar na riqueza que o tempo tem. Quanto tempo ele tem? De que tempo estamos falando? A única resposta para essas perguntas é que não temos tempo nem de pensar a respeito. Tudo é efêmero. A reflexão sobre o passar do tempo nos consumiria tempo. Trata-se de uma palavra que nos leva a tantas perguntas sem nenhuma resposta. Tudo neste vocábulo é subjetivo. Talvez, a vida na qual levamos é que nos dá a resposta da pergunta que fazemos sobre o tempo.

O tempo para amar a si mesmo é mais valioso do que o tempo que levamos para amar o outro. Isso acontece porque o outro não vai gastar o tempo que tem amando alguém que o ama intensamente e se dispõe deste tempo para demonstrar o seu amor. É preciso reciprocidade de tempo. Tempo de qualidade. Indubitavelmente, a única resposta que temos sobre a relação do tempo é o que chamamos de “O tempo de Deus”.

Tudo o que acontece na nossa vida, sem explicações, colocamo-nos no tempo de Deus, porque sabemos que as consequências daquilo que plantamos ou praticamos, seus feitos e resultados acontecem no tempo que a gente menos espera. Porém, neste intervalo, caminhamos entre a vida e a morte e nem sempre teremos tempo de colher os frutos ou os feitos que esperávamos acontecer. O tempo é agora!

Se houvesse uma explicação mais concreta sobre o tempo, poderíamos dizer que ele represente o hoje. O tempo que passou é a água que deságua nos oceanos. Não há nenhuma possibilidade de voltar para usar a mesma água para nos banhar, assim como não há mais o que fazer com o tempo perdido. O hoje pode consertar os erros do ontem; o amanhã pertence a Deus. Este tempo é longínquo de nós mesmos. Estamos distantes da temporalidade do destino, pois o acesso a ele é divino e celestial. A docência vem mostrando isso aos discentes ao longo de toda a vida escolar: aproveitar o hoje para que o tempo de Deus trace os caminhos que devem percorrer. Entretanto, a família não tem tempo de ouvir o que temos a dizer. É por isso que lutamos contra todo o tempo mundano. O tempo dos homens é incerto e inseguro. Talvez seja por isso que a humanidade caminha num tempo obscuro.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na