ATÉ A MORTE
A fidelidade conjugal, se comparada com a mais valiosa pedra preciosa é “avis rara!” Tem mais, pode até não existir, nas monarquias mais avançadas da Terra, os casamentos fazem parte do Estado, reis e rainhas não podiam e não podem exercer o poder não sendo casados, caso o sejam, também não podem permanecer casados sem as regras da infidelidade, reis e rainhas têm amantes, em alguns casos oficiais e palacianas (Vide D. Pedro I, imperador do Brasil, que tinha as suas teúdas e manteúdas). A do nobre imperador na condição de favorita foi Marquesa dos Santos, nome vulgar Domitila de Canto Melo). Com ela o Pedrão gerou duas filhas que ganharam os títulos de Viscondessa de Santos e Viscondessa de Goiás. Além da nobreza, a plebe também contava com seus e suas concubinas e garanhões, extraoficialmente, os parceiros e parceiras traídos geralmente vingavam, elas cortando o instrumento de trabalho deles e estes executando-as no crime de feminicídio, que na polícia recebiam as benesses do perdão.
PALMITO
O palmito é um alimento saudável e delicioso, faz parte dos pratos mais valiosos dos almoços e jantares do mundo todo. O palmito é um vegetal que é produzido entre a folha e o caule da palmeira. Os três palmitos mais saborosos são, pela ordem: o da palmeira real, o da palmeira do açaí e o da pupunha.
TRÊS LEITORES VERBAIS
Ninguém leu ou conheceu a letra dos três mais influentes líderes da Terra, que mudaram o mundo. Como oradores dominaram o pensamento universal e foram repetidos e obedecidos à exaustão. Foram Buda (Guatama), Sócrates (Filósofo grego) e Jesus de Nazaré (Jesus Cristo). Valem as três ordens!
SINATRA – A VOZ
O recorde da lotação do Estádio Mário Filho (nome popular Maracanã) foi em 1990 na apresentação do Frank Sinatra. Discute-se até hoje quantos foram os espectadores daquela noite. Cerca de 150,180,200 milhões.
O show (XOU) acabou as 2 horas da madrugada e foram todos para o Hotel Palace, (Copacabana Palace) o cantor, a equipe de apoio, a orquestra e convidados brasileiros, e por cortesia, o Copacabana brindou a mídia internacional. Frank escolheu o prato do jantar – o mesmo para todos.
(O Hotel entrou em pânico – servir 200 jantares às 2 horas da manhã! Era Feijoada Carioca).
RECEITA DOCE
Fala-se muito em rosca doce, aquela pulverizada com açúcar cristal ou açúcar de confeiteiro, as versões são variadas de confeitaria para confeiria, ou seria de padaria para padaria? A coluna em Sampa saboreou um nova, deliciosa, acompanhada por um capuccino. Foi de pão sovado doce, a mesma textura do sovado salgado, porém doce e coberta com açúcar cristal.
PÉ-DE-CACHIMBO
Antes da palavra impressa, um poema folclórico no Brasil foi durante muito tempo interpretado oralmente errado, embora a pronúncia fosse aceita como certa. O erro acontecia no segundo verso da cantiga. A pronúncia era “pé de cachimbo”, corretamente seria: “pede cachimbo” (verbo pedir). Ora, cachimbo não tem pé, porque não é um vegetal ou animal, é um objeto no qual fuma-se tabaco, portanto, no Domingo ninguém trabalha e a folga é aproveitada para curtir uma “pitada” (fumada).
A cantiga é assim: Amanhã é domingo/pede cachimbo/o cachimbo é de barro/bate no jarro/o jarro é de ouro/bate no touro/o touro é forte/bate na gente/a gente é fraco/cai no buraco/ o buraco é fundo/acabou-se o mundo.
GUERRA CIVIL
Na Guerra da Secessão (Se) em 1865, nos EUA, na qual o Norte era contra o Sul, o sulista ajudante-de-ordens sargento, Jack Northeir, depois de participar de oito batalhas e saído ileso de todas, mesmo das derrotadas, recebeu uma medalha especial de Honra ao Mérito, depois do final da guerra.
Ao ser entrevistado por um jornal, o repórter perguntou-lhe qual era o segredo de tamanha façanha. Ele respondeu: eu sempre procurei abrigar-me dos perigos durante as batalhas junto aos oficiais.
TELA GRANDE
As donas de casa do Brasil se apavoram com as folhas secas das árvores rolando pelo chão deixando a maior sujeira, mesmo aquelas misturadas às flores, no entanto, quando acontece algo semelhante nos filmes estrangeiros em que a “sujeira” é vista como uma beleza das estações e com um tom decorativo, uma paisagem típica da Europa ou demais continentes. Até a grama do vizinho é mais verde nos gramados alheios. O jardim alheio é mais bonito!
HORA CERTA
O relógio tem a função de marcar a hora, não é um objeto de ostentação. O portador de um relógio de marca, Rolex ou Bugatti – de preferência de ouro, no pulso, mostrado dirigindo carro ou moto, são alvos de amigos do alheio, que mandam olheiros para assaltar a vítima quando o trânsito para. Um relógio das marcas citadas, custa de 10 mil até um milhão de reais, ou até a vida do portador. Usem o objeto em casa, nunca publicamente. (No tempo do relógio de algibeira – bolso – esse perigo não existia. Mude o seu que no bolso o ladrão não descobre. A hora sempre será certa).
CITAÇÃO LATINA
“Todas ferem, a última mata” (uma referência às horas, todas ferem os momentos das nossas vidas, a última é aquela que nós morremos”.
FRASE
“O Brasil é uma Pátria despatriada. (Oswald de Andrade, poeta paulista, na Semana de 22).