Ócios e Negócios

Facebook
WhatsApp

SÃO JOÃO DE ARIRANHA

O nosso município vizinho, com o nome abreviado, é Ariranha. Na época de 1960 os moços de Monte Alto gostavam de visitar a cidade nos finais de semana para socializar com as meninas ariranhenses. A cidade era pacata e o povo era gentil com os visitantes. No centro havia um bar/lanchonete com um cinema anexo. Não tenho lembrança do nome do proprietário, lembro-me dele vagamente e da sua filha, que o ajudava no estabelecimento. Ela era a bilheteira, e enquanto o cinema funcionava, ela atendia no bar.

O dono e a filha tinham uma tática “Sui generis” de atendimento. Parece que era combinado, quando o filme era interrompido por algum problema técnico, os telespectadores saiam rumo ao bar, onde pai e filha estavam de plantão com um lanche delicioso, quentinho, era o bife a cavalo, que jamais comi outro igual. Além de suco natural, refri e ceveja.

Coincidentemente, assim que o lanche era devorado, o filme voltava; o Tarzan já estava no cipó ou o Mazzaropi tropeçava em algum português no cenário sempre igual da fazenda em Taubaté.

(Se alguém quiser saber mais procure o Hilário, por falta de opção, ele era frequentador assíduo, até trocar pelo Bar do Belo e pelo Cine Guarany, em Monte Alto).

ASSOCIAÇÃO COMERCIAL

Quando fiz parte da Associação Comercial, nome pelo qual a gente chamava a Associação Comercial e Industrial de Monte Alto, que no futuro criamos uma sigla para identifica-la, a ACIMA, ainda usada pelos nossos substitutos, para promover a cidade e o comércio em particular, fazíamos algumas reuniões com convidados de outras áreas.

Uma noite, convidamos alguns empresários agrícolas, tidos como produtores e demos uma sugestão a eles, era etiquetar as frutas com o nome do produtor e da cidade. Exemplo: MAMÃO – Monte Alto – Silva.

Veio o contra e a bronca: como seria possível etiquetar por fruta?

Respondemos ironicamente: a Argentina faz isso com a Maçã!

CURSO SUPERIOR

Aos que reclamam a falta de vagas no curso superior, sugerimos se comunicar com a Universidade São Paulo (USP) que todos os anos tem vaga aberta, sem necessidade de vestibular. Os cursos são os idiomas em latim e grego. Eu até pensei em frequentá-los, porém, pensei muito e cheguei à conclusão: uma vez formado, com quem eu iria conversar?

LITERATURA

A romancista inglesa Agatha Christie é considerada a maior escritora do Reino Unido e da língua inglesa. O protagonista das suas obras foi o personagem Hercule Poirot, um detetive que desvendava todos os crimes.

Quando ele morreu, o jornal Times publicou sua morte na página do obituário. Foi a primeira vez na história do jornal que um personagem de ficção teve a morte publicada no obituário normal.

TUBARÃO

Os brasileiros não gostam de comer carne de tubarão, a rejeição criou uma maneira de inventar o tubarão embalado, com o nome de cação, assim que a embalagem apareceu nas prateleiras foi ofertado como bacalhau.

Rapidamente, em função do preço, o cação ganhou a preferência dos brasileiros. Quem não tem bacalhau caça com cação!

DICA LITERÁRIA

Livro e o filme “Vidas Secas”, os dois imperdíveis. Ambos mostram a realidade brasileira. Graciliano Ramos se esmerou na narrativa parecendo que os personagens são reais. Foi Graciliano que, em 1931, declarou que o futebol não daria certo no Brasil. O jogador nacional não teria capacidade atlética para lidar com o esporte que requeria força bruta.

PARTO NORMAL

Em uma região da Europa vivem as cegonhas, cujos ninhos ficam pequenos quando os filhotes crescem, e a mãe, então, para protege-los, muda para um ninho maior, desocupado por outra família. O trajeto é feito pela mãe levando o filhote no bico. Quando as crianças perguntavam como elas nasciam, as mães respondiam que chegavam carregadas pelos bicos das cegonhas.

As crianças aceitavam e mesmo não tendo cegonhas na América e no Brasil, as locais passaram a acreditar na lenda cegonheira.

ESTADOS UNIDOS

Em 4 de julho de 1776, 56 signatários firmaram na Treze Colônias a Carta da Independência; viria a ser um novo país, os Estados Unidos da América. A carta da Independência passou a ser a Constituição do país.

Anos depois outros Estados Unidos surgiram na América, foram os Estados Unidos Mexicanos e depois dos dois, surgiram o terceiro país com o nome, foram os Estados Unidos do Brasil, em 15 de novembro de 1.889.

Os dois primeiros permaneceram, o Brasil, em 1.964, mudou a identidade para República Federativa do Brasil.

DUAS PALAVRAS

1 – Carola é a pessoa que pratica com rigor e permanentemente os preceitos do Cristianismo da Igreja Católica, participando de missas, grupos de orações, procissões e outras atividades materiais da religião.

2 – Ateu é a pessoa que, em tese, não acredita em Deus, o que torna o termo contraditório. O prefixo grego “A” mais o vocábulo “Theos” formam o temo Atheos (sem Deus). A contradição é clara, sem Deus é a aceitação da existência de Deus. O Ateu é sem Deus, um reconhecimento da existência dele.

DISTÚRBIO ESTOMACAL

Um senhor vê uma moça vomitando na rua. Ele corre para ajudar, a mãe dela agradece. Quando ele pergunta se foi comida, a mãe responde:

– Foi, mas ela vai casar!

Registrando

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de

MAIS FOLIAS PELA CIDADE

Ainda sobre a folia montealtense, outros dois estabelecimentos da cidade realizaram seus próprios ‘Carnavais’. No sábado, 1 de março, o