Ócios e Negócios

Facebook
WhatsApp

PILARES ECONÔMICOS

Os três pilares da economia mundial, de todos os países de todas as linhas políticas e religiosas, são a agricultura, a indústria e o comércio.

Os três receberam o escoramento do setor de serviços, um complexo que apareceu na modernidade para valorizar sobremaneira a atuação do ser humano na produção mundial, que vai dos serviços básicos, tipo carpinteiro, jardineiro, lenhador, pedreiro, pescador, pastor e uma infinidade de atividade de acordo com o local e o clima. Entre os três principais mais o quarto, surge soberanamente o COMÉRCIO, o intermediário nobre. Sem o Comércio, a Indústria não tem como distribuir sua produção, o ponto-de-venda é o pronto-socorro da indústria fabril e de distribuição. Também é o comércio que distribui a produção agrícola da Agricultura de ponta e secundária. A produção agrícola é plantada e colhida no mesmo local, cabe ao comércio a distribuição em várias partes estrategicamente, quem planta colhe, mas não no local necessário. Quanto aos serviços a atividade comercial tem a incumbência de propagar a atividade pessoal do profissional, cabe ao chamado cliente mostrar ao mercado a capacidade de cada um em cada atividade, assim a propaganda divulgatória proporciona notoriedade profissional do indivíduo.

Em tese, o Comércio Compra e o Comercio Vende, é um faz tudo no mercado, cujo nome é exatamente Comercial, enquanto a Industria apenas produz e a agricultura somente colhe. A produção industrial e a colheita agrícola colocam o comercio na intermediação e os serviços em circulação.

ANTES E PÓS

O Comercio seria, em tese, a religião do mercado sobrevivente da população terrestre, é o bastante “ter fé” para colher. Ainda assim o comércio falha quanto à sua função básica que é comprar e vender, comprar o excesso e vender a falta, cobrindo a diferente com a invenção da moeda circulante.

O comércio tem três orações básicas, fosse uma religião, a pré-venda e a pós-venda e o ato da venda. Restringimos a ação ao comércio varejista, que é o básico e o que proporciona entre as atividades o que chamamos de lucro. O cliente é o personagem que une as duas pontas, o pré e o pós. Sempre a pré-venda acontece com a divulgação dos produtos oferecidos e os pós-vendas com a aquisição dos produtos adquiridos.

BALCÃO DE NEGÓCIOS

O personagem cliente, para comprar um produto ficou atento à divulgação do ponto de venda, vai até o local e compra, realizou a tese do ponto de venda que foi a PRÉ-VENDA passando para o ato da venda. Normal, é uma operação que o vendedor fica bem e o comprador fica satisfeito. Até essa etapa as funções se realizaram a contento. Começa agora a fase negativa da comercialização, é a Pós-venda. Quando foi que alguma loja ou ponto comercial entrou em contato com você comprador para perguntar se a geladeira adquirida está perfeita ou se o par de sapatos comprados estão confortáveis? Ou melhor, se o par está calçando bem? E se a bicicleta roda normal?

CATEGORIA MICHELIM

A classificação Michelim é outorgada na França para os restaurantes nacionais e internacionais, os classificados recebem os títulos Michelim 1-2-3-4-5, de acordo com o cardápio, atendimento e cozinha. Curiosamente o nome Michelim é uma marca de pneus, os melhores da França. Como pneu não tem classificação direta, a premiação foi dada em função do restaurante.

Obviamente quanto mais o consumidor de pneus usar os carros para ir aos restaurantes, mais pneus gastam e se consomem a marca preferida, o lucro da fábrica dos pneumáticos é maior. Enfim, os restaurantes classificados recebem o título de Michelim de um a cinco. No Brasil, o prêmio existe entre os restaurantes de luxo das maiores capitais.

ONDE MORA O PERIGO

No Brasil os brasileiros convivem com o perigo dentro de casa, é uma autêntica bomba chamada tapete, que provoca escorregões, tropeços e chutes inesperados, provocando quedas até fatais.

O tapete é detentor de frases de alerta, tratando-o como arma engatilhada no chão onde pisamos, principalmente sem a atenção necessária. Ele é um objeto decorativo no ocidente e uma proteção climática nos países de inverno, porque é usado no chão e como parede externa das tendas e nas divisórias, separando os ambientes – é um piso especial porque protege contra o frio do solo e da umidade.

O uso do tapete no banheiro é uma bomba nuclear e uma rentabilidade permanente para os ortopedistas.

RICO HOMEM

O Tio Patinhas da vida real de todos os tempos, foi o magnata John D. Rockfeller. Foi o mais rico na época no final do século XIX; mesmo se atualizar sua fortuna ele ainda se matem na primeira posição do mundo capitalista. Em terras, ele perderia para Fellipe II e seu filho Alexandre, o grande, ambos reis da Macedônia, lá pelos séculos XVI e XVII.

Quando entrevistaram o velho Rockfeller perguntando por qual razão ele não dividia sua fortuna entre os pobres da Terra, ele respondeu:” não o faço porque o resultado da divisão seria de uma fatia de pão para cada pobre agraciado.

LEI CHINESA

Uma lei milenar chinesa obriga os parentes das pessoas carentes e com alguma deficiência física ou mental a prestarem ajuda sem recompensa financeira ou de outra natureza. O não cumprimento é penalizado com multa pecuniária, prestação de serviço voluntário ou obrigatório e se necessário concessão de moradia. Até visitas de cortesia são obrigatórias.

Registrando

QUINELATO FREIOS NA AUTOMEC

A empresa Quinelato Freios, que tem à frente o casal Oswaldo e Luzia Quinelato Américo (foto), foi um dos destaques

FESTIVAL DE PÁSCOA

No sábado, 12, o Projeto Osmar Luz foi palco de um animado Festival de Páscoa, que contou com a participação

DESTAQUE

No sábado, 15 de março, os alunos do Projeto Social Jiu-Jitsu Universitário brilharam na Copa Espaço Insano de Jiu-Jitsu Infantil,

CASA NOVA

Há oito anos presente no comércio montealtense, o empresário Rangel Castro inaugurou na manhã de sábado, 15, as novas instalações

38 ANOS DA COMANDER CALÇADOS

Inaugurada na esquina das ruas Nhonhô Livramento e Rui Barbosa, a Comander Calçados iniciou sua história no comércio lojista de