Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

CALENDAS
Eleições a cada dois anos fortalecem a democracia afirmam os “especialistas” em política. O dia da eleição é o menos importante para a democracia. Eleitores e eleitos (não mais candidatos) votam e são eleitos todos os dias, através da interação, via fiscalização, vigilância e cobrança. O vereador é visto publicamente, não necessariamente aquele que recebeu o voto, mas todos, e pode ser questionado verbalmente sobre seus projetos em pauta e leis aprovadas. O eleitor não tem a necessidade da radicalização, ser veemente ou levar a público através da mídia sobre falhas ou omissão do político. Certa vez fiz uma cobrança a um vereador sobre um projeto e a resposta dele foi: “isso é com o prefeito”. (não era com o prefeito, era com ele, que tem o poder de exigir do Executivo e ao contrário não).
Quando o Brasil era Colônia não havia Estado, o território estava dividido em províncias com cidades sede governadas por representantes da Coroa e pelas Câmaras Municipais, eram portanto, os vereadores que mantinham o contato político com a sede de império. A república dividiu em Estados, nomeou governadores ou intendentes e as cidades se tornaram autônomas, tornando os vereadores governando em segundo plano. Os Prefeitos assumiram a liderança política municipal e o povo aceitou sua autoridade. Os Prefeitos ficaram nos gabinetes longe do povo e os vereadores formaram as Câmaras para interagir com o povo. Nunca é demais lembrar que a Câmara Municipal pode derrubar um gabinete e ao contrário não.
Certa manhã eu estava na fila de um banco atrás de um vereador, o tempo de espera estava se tornando longo, há uma regra que define a espera. Quase todos na fila reclamaram da demora, até o vereador que disse ser demais aquele tempo inútil. Eu apanhei uma filha em branco no balcão e falei para ele escrever que não estava de acordo cm aquele procedimento da agência e assinar. Ele estranhou, mesmo assim escreveu a reclamação, depois disso levei-a à mesa da gerência. O gerente leu e imediatamente colocou mais um funcionário para atender. Na rua o edil disse que não sabia da influência que tinha. Respondi que não era influência – era poder!

ESCUDO
Depois de sobreviver a sete batalhas na Guerra civil dos EUA, em 1865, um repórter perguntou ao soldado ajudante de ordens qual era o segredo para a façanha. Ele respondeu: eu sempre lutei junto com os oficiais.

RETRATO
A rainha Maria Antonieta, antes de ser guilhotinada, semanalmente levava para o palácio de Versalhes, algumas meninas camponesas da idade das princesas, para recreação dos jovens. A primeira vez que as princesas brincaram com as meninas, a mãe, depois que elas foram embora perguntou-lhes o que tinham achado delas: a mais velha respondeu que todas tinham braços, pernas, pés e mãos, iguais a todas as princesas do palácio. (ela não tinha ideia do que era uma camponesa).

MILAGRE
Em 1968/69 surgiu em algumas regiões do Brasil uma cura para o câncer. Foi o chá da casca de ipê roxo. Monte Alto estava no mapa, por ter muitos ipês roxos, na serra local foi uma devastação. Todas as árvores apareciam sem casca de um dia para outro. Sem a proteção do caule a planta secava e morria. Quando acabaram os boatos, surgiram as piadas, uma delas era o apelido de quem não servia para nada, como quem não gostava de trabalhar: era um ipê roxo, não fazia mal e nem bem.

VERBETE
A palavra cigarro teve origem no vocabulário “cigar” nome que os Maias davam para o uso de tabaco. Fumo surgiu com os escravos africanos e tabaco do nome científico em latim. Estima-se que o tabaco foi o vegetal que vitimou mais gente entre todos os outros da terra, em toda a história da civilização.

COLONIALISMO
O Brasil e as 12 colônias (EUA) foram colônias na mesma época e pelo mesmo tempo. As da Inglaterra obedeciam uma série de regras, uma delas era a obrigação de manter escolas para as crianças, com professores ingleses. O colono que não colocasse os filhos nas escolas era punido até com prisão e perda de bens. Os lusos, colonizadores do Brasil, não permitiam escolas de qualquer natureza na Colônia, se os pais ensinavam os filhos, mesmo em casa, eram punidos rigorosamente. Mesmo no Império as escolas eram discriminadas, algumas proibidas.

CRONISTA
Nelson Rodrigues, o consagrado teatrólogo, escrevia semanalmente no Jornal do Brasil uma coluna sobre futebol. Ele confessa que pouco entendia do esporte, tanto que no final dos jogos, os quais ele assistia sempre com Armando Nogueira, um expert no assunto, Nelson perguntava: Armando o que você achou do jogo? (era a dica para a coluna). Nelson chegou a ser processado pela liga das senhoras do Rio, quando escreveu que não eram todas as mulheres que gostavam de apanhar, só as normais.

ESTOQUE
A maior reserva de petróleo bruto do mundo está na Venezuela. O país é uma pedra no sapato dos países árabes, toda vez que eles querem dominar os preços internacionais, o país da América do Sul é contra e baixa os preços, aumentando a produção (Venezuela foi considerada pelos europeus o país mais bonito da América, tanto que ganhou o nome de Pequena Veneza).

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo