Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

NEO NATAL
Machado de Assis compôs um primoroso soneto versando sobre o Natal, cujo último verso fecha a obra com uma pergunta: “Mudou o Natal ou mudei eu?”.
No soneto, Machado compara o natal moderno (da sua época) com os antigos, nos quais eram celebrados apenas o aniversário de nascimento de Jesus sem festas com supérfluos e fartura à mesa. No Natal saudoso de Machado as famílias se reuniam em orações e todos eram bem-vindos, inclusive os membros que durante o ano não se confraternizavam no dia a dia por alguma divergência de opinião. Como era ainda o tempo da escravidão, no Natal os escravos se reuniam às famílias como membros normais da casa dos donos. Era um Natal cristão e não de ostentação.
Se Machado escrevesse o soneto agora ficaria ainda mais surpreso pela fuga de sentido da data e no caso do natal de 2020 o mestre sofreria um desmaio pela ação sem combate à altura do Coronavírus. A doença não surpreenderia Machado que tinha conhecimento sobre epidemias e pandemias, ele ficaria revoltado com os governos do mundo que fariam uso político do vírus e ganharam prestígio e dinheiro.
O Natal de 2020 é igual a todos os passados, o que não existe é garantia que os futuros serão os mesmos, depende dos cristãos e de todas as outras crenças, isso porque o Natal está no hemisfério cerebral das pessoas e suas ações práticas.
Sem a fé o Natal é apenas uma teoria.

CORDA
No século XVII alguns jovens esportivos iniciaram um esporte inédito, escalar os alpes. Foram chamados de alpinistas, posteriormente o nome foi estendido para quem escalasse qualquer montanha na Terra. O nome da prática permaneceu.

TECNOLOGIA
Tido como o invento mais revolucionário da modernidade, o telefone móvel, vulgo celular, ainda precisa de carregador de bateria. Será que precisa mesmo? Ou alguém está faturando alto com a peça? Não é possível acoplar um carregador no interior do telefone? O carregador de bateria em breve será declarado sem efeito.

NEGATIVO
O sangue humano é uma composição química, por que não é possível criá-lo artificialmente?

BÉLICO
Em tempos passados, a Croácia era conhecida pela sua belicosidade, o país participou da maioria das guerras da Europa. Os soldados do país usavam uniforme, uma espécie de laço no pescoço, que passou a ser conhecido como croata (Gravata). O nome se universalizou e permanece até hoje.

ANO NOVO
Em 2021 virá a Guerra das Vacinas, as potências mundiais entrarão em conflito para vacinar os humanos do mundo. É um mercado de 8 bilhões de pessoas. As doses serão anuais ou bimestrais. Se cada dose custar um centavo de dólar, o faturamento será bilionário. Parece que os fabricantes das vacinas não terão responsabilidade sobre efeitos colaterais, tudo será por conta do vacinado. Enfim, quem escapar do corona não se librará da vacina. Será a escravidão da cobaia.

CÂMBIO
Lá pelos anos 1960/70 Monte Alto dominava as estradas do Brasil com a circulação de caminhões. A rota principal era de São Paulo/Monte Alto e a volta, a ida era como mamão e a volta com cargas diversas. Os vendedores que viajam de carro como representantes comerciais era outra categoria que usava muito as estradas. A fama dos caminheiros de Monte Alto não era boa entre os demais viajantes do Estado de São Paulo, eles formavam comboios e era impossível a ultrapassagem. Os veículos formavam filas enormes pressados entre os caminhões. Não é necessário repetir os xingamentos dos usuários de veículos menores, as mães dos caminhoneiros de Monte Alto eram lembradas como eram as de juiz de futebol.

PEDÁGIO
Os brasileiros que adoram dar uma passadinha na Disney com os filhos, também gostam de visitar a estrada dos EUA, a Rote 66. A rodovia é um ícone para seus antigos usuários e os brasileiros, que tem a maior malha rodoviária do mundo para visitar e trafegar, preferem a Rote 66.

RELÍQUIA
Um motociclista em 1960 era proprietário de uma Indian preta original. Ele circulava com a roupa completa do veículo, das botas ao capacete. Onde estacionava era uma verdadeira parada. Ele era da família Gonçalves, conhecido pelo apelado de Zé Rosinha. Pouca gente conheceu a moto que saia da garagem apenas nos finais de semana. Para reforçar o saudosismo, era no tempo da jardineira do Pitelli.

EUA
Não é segredo para o mundo que a maior potência do planeta, os EUA, investiram tudo o que puderam em armas e sistemas bélicos, deixando a ciência para segundo plano, principalmente na área de saúde. O resultado veio agora, ficou para trás na produção de vacinas contra o corona e é o país que tem o maior índice de casos do vírus na Terra. Esperta é a China.

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo