Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

OBRA PRIMA
O criador do universo foi justo na composição planetária, cada planeta foi projetado para manter o equilíbrio no sistema celestial. A Terra foi beneficiada com a pobreza humana. Sem os pobres nosso planeta teria se desintegrado. É a pobreza social humana que preserva o meio ambiente, que cuida dos rios, das montanhas, das florestas e proporciona aos ricos os privilégios que a terra precisa. São os pobres que trabalham para manter os ricos cada vez mais ricos. Foram e ainda são os pobres que aceitaram a escravidão e concordaram com a servidão religiosa, mantendo vivos os deuses que supostamente governam os humanos.
Os deuses concordam com a utilidade da pobreza para o planeta, porque a cada dia criam mais pobres no mundo. Os deuses inventaram a política para dirigir o destino da humanidade e com ela a democracia para criar a falsa ideia de igualdade entre os povos. Ninguém é igual a ninguém e a igualdade pressupõe a desigualdade social. As guerras provam que a busca pela igualdade é eterna. Até os Estados tidos como modernos seguem as aristocracias clássicas, na divisão de poder existe o cargo de ministro da guerra e não tem ministro de paz.

BALCÃO
Quem lembra? Monte Alto tinha um restaurante com o nome de Nicolay Vai Comer.

MORGUE
Uma senhora, fiel católica, aparecia em todos os velórios, se postava aos pés do falecido e começava a rezar um terço, sempre acompanhada pelos presentes e pela família. Ela não se importava com o nome do morto, cumpria seu dever de fiel e ficava bem.
Certa vez ela fez o que sempre fazia, entrou no velório e começou a rezar as orações de sempre, depois de cinco minutos ela percebeu que ninguém a acompanhava, fez uma pausa e esperou um pouco. Nada mudou, o silêncio continuou, até que um dos presentes se aproximou do ouvido dela e disse: “eles são evangélicos”.

ALDEIA
Monte Alto, no início da existência, era conhecida como Vila pelos moradores de Jaboticabal. Diziam que era uma Vila cercada de cafezais. Não é mais Vila e continua cercada de …. canaviais.
Um radialista local tinha um programa musical e durante o intervalo disse que um vendedor procurava a cidade de Monte Alto e perguntou onde era. O cara ao qual pediu informação disse que era perto de Vista Alegre do Alto. O caso ganhou as ruas e bronca certa.

PROVÍNCIA
Entre os anos 30/60 Monte Alto e Taquaritinga eram rivais. Um jornalista de Taquaritinga disse em um programa de rádio de lá que havia recebido várias cartas de ouvintes vendendo título do Clube Imperial da cidade e aceitavam cinco títulos do Monte Alto Clube como pagamento e três jogadores do Monte Alto Atlético Clube. O Maac e o Cat brigavam pelo futebol e fora dele.

CHORO
Praticamente foi uma instituição nacional, todas as cidades tiveram seu grupo informal, foram as carpideiras (verbo carpir: chorar). Monte Alto eram cerca de nove senhoras idosas. A idade era credencial para participar. As carpideiras velavam os mortos por 24 horas nas residências do extinto. Com os velórios, a prática foi acabando. As carpideiras recebiam da família enlutada uma taxa pelo velório e pelas velas que levavam de casa. Aceitavam doações em produtos, como alimentos.

FRASE
“Cesar, o que vão morrer te saudam”. (Palavra de ordem citada pelos soldados romanos que partiam para a guerra).

PROTEÇÃO
Os pilotos camicases japoneses afundaram mais de 300 navios dos EUA. Milagrosamente dez deles não morreram na operação suicida. O comando japonês suspeitava que os sobreviventes saltavam antes do choque do avião com o navio e nadavam para se salvar. Eles usavam capacete para abafar o som do avião e desviá-los do curso – não era uma proteção.

PENA
As sentenças de morte por enforcamento na maior parte tinham o texto: “condenado ao enforcamento até a morte”. A forca não era definitiva para a morte, muitas sentenças não eram completadas porque a corda se rompia e o condenado era salvo caindo sem sufocar. O enforcamento era completado pelo processo repetido.

SENZALA
Luís Gama foi o abolicionista que mais lutou pela causa. Era filho de uma escrava com pai português, livre portanto. Aos dez anos o pai o vendeu como escravo para pagar dívidas de jogo. Seu novo dono o enviou à escola e com o tempo ele se tornou um advogado sem diploma (rábula). Gama atuou nos tribunais e salvou mais de 500 escravos da morte. Luís Gama morreu sete dias antes da Lei Áurea.
Nas últimas defesas de escravos ele alegou que os negros matavam seus donos como legítima defesa. Um direito universal.

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo