Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

DECÁLOGO MATERNO
1) Se sua mãe, quando você for sair de casa, falar para você levar um agasalho porque vai fazer frio – leve também um cachecol.
2) Se sua mãe, quando você sair de casa, pedir para você levar um guarda-chuva porque vai chover – leve junto uma capa de chuva.
3) Se você pretende fazer uma sociedade com alguém e sua mãe o alertar para um tombo bem aplicado do futuro sócio – desfaça o negócio antes do contrato chegar na Junta Comercial e no Cartório.
4) Se alguém pedir dinheiro emprestado para você e sua mãe falar para você não emprestar porque vai perder – recuse o empréstimo no ato do pedido.
5) Se sua mãe lhe der um conselho para evitar a amizade com uma pessoa, porque ela não presta – faça dela uma inimiga rápido.
6) Se sua mãe o avisar para não comprar o carro usado do seu primo, sem um teste antes – arrume o endereço de uma retífica de motor.
7) Se sua mãe disser que sua namoradinha nova é uma galinha – não acredite, é perua também.
8) Se sua mãe souber que você foi convidado para padrinho de casamento por qualquer pessoa que ela conheça, e ela falar que o convite foi interesse de ganhar presente – desconvide-se e rasgue o cartão do presente.
9) Se você comprar o presente para sua mãe e ela falar que não precisava – não acredite, é mentira, ela precisava também daquele que você esqueceu o ano passado.
10) Se você é casado, noivo ou amigo colorido e sua mãe confessar para você que gosta dela como filha – creia, é verdade porque ela se livrou de você!

RUA ÚNICA
Nós de Monte Alto nos referimos a Ibitirama como povoado, um adjetivo que raramente é usado pelo Brasil, mesmo em “pueblos” no estilo ibitiramense. Muita gente de Jaboticabal reivindicava o local como pertencente à cidade jaboticabalense, uma imprudência porque o território daria apenas para plantar mais uma jabuticabeira. Ibitirama nasceu como então ferroviária e permaneceu sem ela. Por justiça deveria ser a sede do município de Monte Alto, porque estaria livre de trânsito e da burocracia. Uma bela capital municipal!
Em Mato Grosso do Sul existe uma ‘ibitirama”. O povoado é chamado de Vila. O local fica perto de Cassilândia. No último censo foi registrado um açougue e uma farmácia, em anexo uma bomba de combustível. Nome oficial: Vila do Raimundo.

ALVENARIA
Nossa juventude é produtiva e trabalhadora. Quantos fazem faculdade. Talvez gostassem mais de cursas as ditas cujas; fazer melhor são os pedreiros, carpinteiros, pintores e mestres de obras. Entre os que “fazem” faculdade à noite, muitos viajam de ônibus – melhor: de jardineira. Quem “faz” faculdade não precisa de ônibus, jardineira basta!

AVE MARIA
Em Monte Alto todos sabem que às 6 horas tem a Ave Maria na Rádio Cultura, que nunca veio de Jaboticabal, nasceu aqui e está na cidade, mudou de prédio e de dono. Essa confusão sobre a rádio ter vindo de Jaboticabal, que tem a dela, é porque no início dois locutores daquela cidade trabalhavam ou eram sócios da emissora, foram o saudoso Bruno Sobrinho e seu filho Bruno Neto (os nomes talvez não sejam exatos).
Sobre a Ave Maria não sei se continua. Quando tinha o nosso famoso Café Recreio, no horário era ouvido na delegacia sobre um furto. O Sr. Chico era o escrivão e se distraiu no depoimento, dando chance ao Café de furtar um rádio portátil que estava sobre a mesa dele. Não teve sorte, foi visto por um PM ao tentar fugir que na época funcionava anexo à Polícia Civil. Pego na rota de fuga, o Café Recreio ouvia a hora da Ave-Maria e para não ser detido e o rádio confiscado, suplicou para acabar de ouvir a oração da sua mãezinha (Maria). Os presentes, Sr. Chico, o PM e o Delegado, sensibilizados, concordaram com a espera.
Veio então e piada imperdível, publicada no dia seguinte na “Folha de Monte Alto” do Nadir e falada pelo Bruno Sobrinho na hora de esporte da rádio. Foi de autoria do Café: “é uma pena que a Ave-Maria seja curta, se fosse a Salve Rainha dava até para fugir”.

FRASE
“É como a fruta-do-conde, é ruim de comer”. (Nico Confusão, que perambulava pelas ruas, encarando as mulheres que passavam, sempre comentando a aparência de uma moça muito feia para o gosto dele).

NAVALHA
Por tradição, as antigas barbearias, que sempre tinham mais de um profissional e um engraxate, mantinham um costume. Logo na porta, na primeira cadeira ficava o barbeiro mais velho profissionalmente, em seguida, pela ordem, os de menor faixa.
Um estabelecimento do ramo, tradicional e mais velho de Monte Alto, ficava onde hoje é parte de uma loja de tecidos e roupas feitas. Na frente ficava o Angelim Dalceno, em seguida o Sr. Álvaro e por fim o Lúcio Galhardo, e com sua caixa, o Neno engraxate, que depois, com o fim do salão, passou a pipoqueiro.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na