Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

REPÚBLICA COLONIZADA
O Brasil foi colônia por 315 anos, até se tornar um Reino Unido a Portugal e Algarves por decreto de Dom João VI, rei de Portugal até então. O rei voltou ao seu país de origem deixando aqui seu filho, Dom Pedro I, com título de Príncipe Regente. A Coroa portuguesa exigiu do Príncipe Regente um governo submisso direto à Lisboa, o que foi cumprido, contra a vontade dos habitantes dos Brasils (esse era o nome do Brasil, no plural, devido às Capitânias Hereditárias). Não havia o brasileiro, viviam nos Brasis o pernambucano, o baiano, o sulista, o paulista, o goiano e assim por diante. Quem em um título único se tornaram a Oligarquia, que passou a governar o país república adentro até nossos dais e continuará no poder por séculos e séculos, oxalá milênios, milênios, até a eternidade. Um Estado oligárquico não é exclusividade tupiniquim, antes de Portugal aportar por aqui, os índios praticavam a oligarquia, se não política, a canibalista. Ao serem chamados em toda a América de índios, quando eram cidadãos do reino de Pindorama, se tornaram mais ferozes ainda, jantaram e almoçaram à vontade gente de boa índole europeia.
A oligarquia veio da Europa e de Ásia, lá manda e desmanda, por aqui mandam porque encontram obediência sem precedentes, a começar pelos menores municípios até a capital do país. O ex-presidente da república, Jânio Quadros, renunciou chamando os oligarcas de forças terríveis (mal interpretado deram o nome de forças ocultas). Jânio não foi o primeiro a renunciar, lá atrás, Dom Pedro I fez o mesmo, passou o cargo a um garoto de cinco anos e foi para Lisboa. Os menos desavisados na arte política atribuem a oligarquia às forças armadas, porque elas não são eleitas como os civis. Sem eleições assumem o poder das três armas e podem, mesmo sem prazer, assumir o poder absoluto, mesmo sem dar um tiro. O primeiro foi Floriano Peixoto, seguido de Hermes da Fonseca (sobrinho de Deodoro), depois chegou a vez de Dutra, até os últimos cinco generais (1964/1985). Todos chamados de ditadores, que na verdade governaram para a Oligarquia, que causava pavor em Machado de Assis.
Afinal que são os oligarcas municipais, estaduais e federais. Todos são ricos e influentes, não recebem voto, não agem diretamente no governo executivo, legislativo e judiciário de nenhuma cidade em que o território nacional está fatiado, não são prefeitos, vereadores, deputados, governadores, presidente e senadores, são governantes absolutos. Governam o governo que governa o povo! São os cânones da política.
Na Roma antiga, eram os “ad nutum” (cargos de confiança). O poder deles se resume a uma pergunta: confiança de quem?

FRASE
“A mulher não deve ser submissa ao marido por um prato de comida, deve ser submissa por amor”. (Lula ex-presidente).

CONVEXO
Na sociedade humana teve na “Santa” Inquisição a organização mais cruel de todos os tempos. A Igreja Católica agiu certo tentando aumentar seus fiéis, porém, o método usado foi o mais desumano possível e a intolerância chegou ao limite com as fogueiras fazendo justiça aos inocentes. Teve gente queimada porque usava óculos, a religião não aceitava a ideia de que o corpo humano pudesse ser melhorado.

CONFORTO
Alguns padres de algumas paróquias do interior do Brasil, enviavam cadeirinhas ou redes para os fieis que colaboravam com mais dízimo, carregadas por escravos da paróquia, para buscar alguns para a missa do domingo. Era a busca dos fieis em domicílio (não tinha vírus – era o mercado da fé).
Mesmo não tendo alma, os escravos eram aceitos nos serviços religiosos, desde que ficassem do lado de fora da igreja. Recebiam as bênçãos pelas janelas!

RUAS
A rua 25 de março em São Paulo foi em homenagem à primeira Constituição do Brasil, em 25 de março de 1.824. Em Monte Alto, no Jardim paraíso tem a Rua 3 de agosto, que pouca gente sabe a razão da homenagem. Foi aniversário do ex-prefeito José Pizarro, dono do loteamento. No bairro da Lapa, em São Paulo, a rua 12 de outubro é uma homenagem à Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.

TOP SECRET
Alguns bancos, tidos como grandes, aceitavam depósito em dinheiro nos terminais de atendimento com envelope fechado. Agora aceitam fora do envelope, o dinheiro pode ser introduzido diretamente na abertura e o cliente que está do lado do depositante pode ver o valor, especialmente se for de uma única nota. Onde fica o sigilo bancário? Alô, Banco Central!

ESTADISMO
Quando um governante e estadista é pra valer. Fidel Castro (a CIA tentou matá-lo 60 vezes, escapou de todas) assim que tomou o poder aplicou na própria pele o que prometeu ao povo, desapropriou a fazenda da família, deixando para a mãe e a irmã, uma parte igual a dos empregados. Sua mãe não conversou mais com ele até a morte dela. A irmã abandonou Cuba e foi para a Flórida. Depois de 20 anos no poder, com o governo consolidado, Fidel, convocou toda a população cubana para realizar exames de cataratas. Os que precisavam foram operados gratuitamente pelo Estado. Total das cirurgias: 50 mil. (na época havia duas grandes revoltas contra seu regime, sem um tiro disparado abafou ambas e ainda ganhou o apoio delas).

ALTO LÁ!
Metade dos elevadores dos edifícios do Brasil são para serviços. Eles são para discriminar socialmente e praticar racismo. Ninguém fala nada! Cadê o síndico?

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo