Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

MUCAMAS HEROÍNAS
A sociedade brasileira, principalmente os afrodescendentes, têm uma dívida impagável; porém, pode ser revista, com a mulher negra libertada da escravidão pela Lei Áurea, juntamente com os companheiros do sexo oposto. A princesa Isabel apenas assinou (outorgou) a lei, ela foi elaborada e aprovada pelo parlamento por unanimidade dos dois partidos, liberal e conservador. O terceiro, o moderador, se absteve, era controlado pelo imperador. Mesmo votando a favor da abolição, muitos abolicionistas o fizeram para que o país se tornasse, com o tempo, uma nação de brancos, porque acreditavam que o escravo livre seria retornado de onde veio, até por ordem oficial do império. Foram raros os abolicionistas por idealismo, convicção e humanitário. A Lei Áurea (de ouro) foi apenas uma transferência do escravo com dono para o escravo sem senhor, antes marcado a ferro e depois marcado pelo racismo.
Voltando às mucanas (Mulheres escravas domésticas), pode-se afirmar com segurança que salvaram a raça da extinção. Os homens livres ficaram sem emprego, porque ninguém os empregava por medo de represália, os ex-donos se sentiam inseguros com a possível vingança dos tempos de cativeiro dos servos injustiçados. Muitos estavam passando fome, apenas alimentados pela comida que as mulheres recebiam das patroas como restos de almoço e jantares, que levavam para os filhos e maridos comerem, praticamente em moradias improvisadas nas estradas como barracas de palha ou em algum canto das propriedades dos antigos donos na zona rural e nas cidades dos ex-donos com pena deles. Praticamente as ex-escravas domésticas foram mantidas nos antigos empregos, porque as antigas donas e novas patroas nada sabiam fazem em casa, quem dirigia as famílias, desde a babá, à ama-de-leite e à cozinheira era a velha escrava, que agora com a alforria, trabalhava pela comida da família.
Todos os descendentes negros tiveram avó ou bisavó nessa condição. Estão vivos porque comeram por causa delas. Os brancos também tiveram seus ascendentes mantidos por elas, que foram ama-de-leite ou ama-seca da molecada branca.
O Brasil gosta de criar heróis com pilotos de corrida, jogador de futebol e duplas sertanejas, deve ceder um espaço para as negras e descendentes delas, que no politicamente correto, são identificadas como afrodescendentes. Não importa que condições estejam socialmente – são “apenas” heroínas históricas!

FRASE
“Amo a traição, mas odeio o traidor”. (Caio Julio César, general romano).

GALEGO
Em Beirute, capital do Líbano existe a única loja do mundo especializada em limonada. No estabelecimento são servidas 12 tipos de limonada de 12 nacionalidades. A receita é básica: limão, água e açúcar (adoçante). A limonada tipo brasileira, além do básico, contém creme de leite. Entre os tipos de limão, o mais raro é o que chamamos no Brasil de limão cravo ou cavalo, usado como tempero de carne.

TRONO
O palácio de Versalhes na França, foi invadido pelos revolucionários de 1789, foi totalmente saqueado. O palácio tinha 1.300 quartos. No quarto da rainha foi encontrado o primeiro bidê da Europa. Como os revolucionários, pessoas simples do povo, não conheciam a peça, ela foi usada como utilitário na cozinha invadida. O quarto principal, onde dormia o casal real, tinha capacidade para 120 pessoas em pé. Esse povo, durante as monarquias era convidado para assistir a concepção (transa) do rei e rainha do herdeiro da coroa. Era lei esse testemunho popular que também se reunia durante o parto da rainha, para testemunhar que o nascimento de uma menina pudesse ter a troca de um varão. Mulher não reinava, podia apenas desposar um rei.

PIADA
Assim que o médico examinou o paciente, foi alertado pela família para não divulgar o resultado. Alegando ética, o médico disse ao paciente sobre o aviso familiar.
O paciente exigiu conhecer o que tinha. O médico disse que tinha diagnósticos, um bom outro ruim. O doente pediu para saber primeiro o pior. Você tem câncer. Também tem o mal de Alzheimer. O paciente agradeceu: “ainda bem que eu não tenho câncer”.
(para quem não entendeu, uma explicação infame da piada – com o mal de alzheimer provoca esquecimento; o paciente esqueceu do câncer).
As guerras, os acidentes naturais, os afogamentos, os assassinatos e outras formas de morte juntas, ficam abaixo da prática de suicídio. O maior número de mortos no mundo é daqueles que a procuram – os suicidas! Está comprovado cientificamente.

CAPITÓLIO
Entre os romanos que assassinaram Caio Júlio César, estava o cidadão mais rico de Roma, Cassius Licinius. Ele era dono de metade dos imóveis da cidade e de fontes públicas, por tudo cobrava aluguel, até do Estado. Cassius ou Cássio, em português, temia César, que se tornara ditador perpétuo de Roma, porque poderia perder a posse de todos os seus bens por confisco oficial. Também, seu maior medo, era o de perder todo o dinheiro que os políticos e o povo lhe deviam, tudo fruto de agiotagem.
O maior proprietário de ouro da cidade era Cássio, quando foi capturado, o povo não esperou a sentença oficial, derreteram ouro e fizeram o romano engolir o líquido fervente. Morreu rico!

FROTA
Quem acha que os congressistas do Brasil têm muita mordomia, como carros e motoristas à disposição, assim como combustível, isenção de pedágio, lembramos que monarquia não é de graça. Quando Dom João VI veio ao Brasil montou uma cavalaria completa, com 1.000 cavalos. Um pouco de montaria e um pouco de carruagem. Quem comprou e pagou foi um país, que ainda não era o Estado – apenas uma colônia!

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo