Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

NOVA VERSÃO
Uma história sempre são três. A real, a versão e a versão da versão. A história do Brasil é um exemplo disso. Em 1.494, o rei de Portugal e o rei da Espanha fizeram uma reunião para decidirem quem ficaria com uma parte da colônia brasileira. O local do encontro foi no Palácio de Conde de Tordesilhas, que deu o nome à negociação entre os dois países. 1.494 foram seis anos antes de Cabral.
Em 1.498 Portugal enviou à Índia uma frota para comprar especiarias em Calicute. O comandante da frota, Vasco da Gama, recebeu ordem para não parar no caminho, que seria algum porto em terra dos Brasis (esse era o nome que Portugal dava ao Brasil). Vasco obedeceu e foi direto a Calicute, cidade indiana, onde arrumou encrenca e saiu fugido. 1.498 eram dois anos antes de Cabral.
Em 1.500 el-Rei enviou Cabral para as Índias a fim de comprar especiarias, devendo fazer uma parada no caminho, na Ilha da Madeira, para manutenção das naus e abastecer com viveres e água. Cabral alegou uma falta de vento, que levou a frota a um Porto Seguro no Brasil. Ele chegou seis meses depois de Tordesilhas e dois depois de Vasco da Gama. Depois de tomar posse oficial da nova terra, Cabral foi para Calicute carregar de especiarias, teve que lutar com os locais para corrigir a burrada de Vasco da Gama. Na batalha, entre soldados lusos, morreu Pero Vaz de Caminha, que escondeu sua carta tão bem, que depois de 200 anos ela foi encontrada, que outro rei foi quem leu. O destinatário, dom Manuel, nunca soube da carta. Morreu em 1.526.
Apenas para citar a tese da história real e suas versões, Monte Alto entre 1881 e 1888, entre os produtos que negociava, café principalmente, como registra a história, mantinha um mercado de escravos. Nossa história não faz menção a isso, porém, um arquivo de Jaboticabal registrava de passagem o fato ou versão e até da versão da versão. (naquele tronco da palmeira que ficava na esquina da Nhonhô com Cupertino Botto, antes dela ser derrubada, as marcas de correntes eram visíveis nos sulcos da casca, na altura dos pulsos de uma pessoa com as mãos levantadas).

ESTADO NOVO
Os que defendem a última ditadura nacional, convém que lembrem de outra anterior, muito pior, a de Vargas, que passou à história ou versão dela como o Pai dos Pobres.
Não é preciso pesquisas, basta ler (ou ver o filme) Memórias do Cárcere, de Graciliano Ramos. Um registro vivo do fato.

TELINHA
Entre sensacionalismo e imparcialidade, a TV adota o primeiro sem pudor. Nas entrevistas com duas ou mais partes em disputa, é muito comum a TV entrevistar uma das partes e comunicar que procurou a outra e não foi encontrada. Esse “não foi encontrada” é onde mora a parcialidade, porque o bom jornalismo e boa informação precisam que todas as partes sejam ouvidas.

REGIME
Jobert de Lamballe, cirurgião francês, pregava a sobriedade aos seus clientes.
– Podem viver com a terça parte do que comem, dizia ele.
– E o que acontece com os outros dois terços? Perguntou um cliente.
– Ajudam os médicos a viver! Respondeu o Dr. Jobert.

REGISTRO
Uma pesquisa com 50 idiomas concluiu que o nome feminimo mais preferido, entre todos os tempos foi Maria. Nos masculinos ficaram na frente Caio Julio César juntos ou cada um dos três separados, seguido de Jesus e Heitor.
A suspresa ficou com o herói troiano. Mil anos a.C, em plena guerra entre Troia e Grécia, o destaque foi Heitor, um dos filhos do rei Príamo, famoso guerreiro, que seria o futuro rei de Troia porque seu irmão , Páris, se metia em encrenca colocando em risco o poder de Troia. O que acabou acontecendo quando Páris raptou Helena e seus soldados, juntamente com Heitor, entraram numa guerra mortal.

FLUVIOMETRO
Uma barcaça do Rio Tiete tem a capacidade para transportar o equivalente a 170 caminhões de grãos. Para isso, o rio tem que estar navegável em toda sua extensão. Com pouca chuva o nível cai e as barcaças não podem navegar. O rio Tiete é o único que tem a correnteza contrária, ou seja, ele nasce próximo do litoral e corre em direção ao interior do Estado de São Paulo.

PUXADINHO
Os pobres têm mania de idolatra ricos, em muitos casos, apenas como exemplo, citam moradores mais abastados da cidade. Monte Alto tem os que fazem isso, apontam nossos ricos, que na verdade são ‘mais ou menos’. Um rico lá da Califórnia (USA) tem uma fazendinha de laranja e mora na sede, que é uma mansão de 50 quartos. Com a pandemia, para evitar aglomeração com os empregados, ele mandou construir um anexo a casa. Em três meses estava pronto, nele morariam ele, a esposa e dois filhos. Ainda na fase de decoração, a família achou que a sala de estar estava um pouco vazia. A sugestão dos decoradores foi a construção de um aquário. O que foi feito. Valor do aquário: 300 mil dólares (um milhão e oitocentos mil reais). O preço não inclui os peixinhos!

DESTINO
Catarina de Medicis, esposa de Henrique II, rei da França, era supersticiosa. Nunca viajou à cidade de Saint-Germain porque um astrólogo disse-lhe que o São Germano a veria morrer. Quando estava para morrer, mandaram chamar às pressas um padre para que recebesse a extrema unção. Ao vê-lo, Catarina perguntou-lhe o nome.
– Saint Germain, majestade! Respondeu o sacerdote.
Era a morte chegando.

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo