Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

MAIS VALIA
Amigos, Karl Marx e Friedrich Engels nasceram na Alemanha, viveram e morreram na França no século XIX. Não viram suas revolucionárias teorias colocadas em prática, o que viria acontecer apenas no século XX.

Publicaram juntos “O Manifesto Comunista” que mudou o conceito político universal, que até então se resumia no poder real, que consistia na autoridade de um rei, dono de um território conquistado por guerras ou herança. Quando o soberano morria imediatamente era substituído pelo filho ou alguém da linhagem pela ordem. Era o famoso princípio: Rei Morto – Rei Posto.

Marx publicou “O Capital”, obra que revolucionou o pensamento político mundial. O livro foi o mais lido do século XX e ainda é leitura obrigatória para quem pretende se enredar na política ou que ocupa um cargo em qualquer governo de qualquer país, mesmo que seja um suplente de vereador. Ler “O Capital” não significa, a rigor, mudar qualquer conceito, mas avaliar o pensamento sobre Estado, capitalismo, socialismo ou comunismo. Marxismo se impôs como sinônimo de comunismo, o que é verdadeiro, porém, a obra foi escrita rigorosamente na observação dos princípios básicos do comunismo de Estado, com outra intenção, barrar o Capitalismo que Marx via como o maior mal da civilização. Marx previu que o capitalismo devoraria a consciência socialista/comunista, pensamento compartilhado pelo amigo Engels.

Na França, ambos derribaram um mito da filosofia, Proudhon, que acreditava no futuro benéfico do capitalismo, criticando os dois amigos pela pregação comunista nas universidades. O filósofo francês publicou uma obra, “A Filosofia da Miséria”, que criticava diretamente o comunismo e igualdade social. Marx respondeu com o livro “A Filosofia da Miséria”, no qual previa que as propriedades particulares, em um futuro próximo, seriam dominantes em relação às privadas, governadas pelo Estado. O marxismo na prática faliu com a URSS em 1.917. O gigantesco Estado foi criado com a união de 16 repúblicas lideradas pela Rússia. A nova URSS adotou o comunismo proletário como governo e foi uma derrocada, mantida capengando por 80 anos. O sistema faliu em 1.992, com o mundo culpando o comunismo, o que lança dúvidas, porque a China também é comunista e se tornou a segunda potência mundial. A China ainda deu uma esnobada declarando-se uma república.
Não são os sistemas que determinam o sucesso ou o fracasso – são os Homens!

VELHO MARX
O grande filósofo Karl Marx viveu pobre, escrevendo para jornais, recebendo valores irrisórios, que mal podiam alimentar a família, esposa e duas filhas. Seu aluguel era pago com o empréstimo de Engels, filho de um industrial têxtil. O filho trabalhava para o pai e estava proibido de conversar com os empregados das empresas. Era solteiro e vivia com uma ex-funcionária do pai. Marx ganhou dinheiro com a publicação do “O Capital”, pagou o amigo, que herdou grande fortuna do pai, dividiu com amigos e morreu sem nada.

FRASE
“Proletários do mundo, uni-vos” (Karl Marx).

CARIOCADA
No Rio de Janeiro bolacha é biscoito, semáforo é farol, funileiro é lanterneiro, encanador é bombeiro e motorista é chofer.

AMÉRICA LATINA
O governo brasileiro anterior havia se afastado dos países sul americanos. O atual está procurando mudar, voltando as relações diplomáticas e políticas.

Com isso começam as especulações. O Mercosul precisa de incentivo comercial dos países, principalmente do Brasil. Convém observar aos incautos que está em planejamento a criação de uma moeda comum do Mercosul, que seria usada para as transações comerciais e financiamentos, que circularia apenas teoricamente, ou seja, escrituralmente entre os Bancos Centrais dos países membros.

Não se deve confundir moeda comum com moeda única. A primeira foi esclarecida no texto acima, é escritural; a segunda, que não existirá, seria para circular livremente nos países, tal como o Euro e as moedas nacionais, perderiam o valor.

Também deve separar o Mercosul que já existe, com a possível criação do bloco chamado Unasul, do qual todos os países da América do Sul, Central e do Caribe seriam membros, um total de 33 nações. Com um PIB total de U$ 7 trilhões.

VIRGEM MARIA
Os brasileiros gostam de dizer que a única imagem negra da Virgem Maria é a de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país. Existe outra mais antiga, negra pelo mesmo processo, emergida na água durante muito tempo. Ela é Nossa Senhora de Guadalupe, está no Santuário da cidade espanhola de Mérida. Era a santa que Cristóvão Colombo adotou como protetora. Quando voltava da América ele desembarcava e logo se dirigia à Mérida para agradecer à Guadalupe a proteção nas viagens de ida e volta sem problemas.

TERRA DE MONTE
Nos anos de estiagem era comum as procissões com a imagem de alguma santa, geralmente, Nossa Senhora Aparecida, saia do centro ou de algum bairro de Monte Alto até o Rio Badaró, um correguinho (corguinho para os da terra). Lá a imagem era banhada e um terço era rezado e a volta era benzida com uma cantoria. O processo era continuado até que chovesse. Assim que a chuva aparecia era considerada uma obra milagrosa da santa. Como as procissões eram seguidas, uma hora chovia!

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo