Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

DÊ-NOS-A CRACIA
Quando a Terra era habitada por povos nômades, que mudavam de endereço sempre à procura dos locais que facilitavam a sobrevivência, era fundamental a existência da água nos rios ou lagos. Não havia governos, apenas chefes tribais que conduziam seu povo a um lugar seguro, o nome deles, em grego, era demagogo (condutor de povos). Assim que a agricultura foi descoberta, o nomadismo passou a ser secundário, o importante era o assentamento fixo das aldeias, que se transformavam em povoados (em espanhol, pueblos). Sem necessidade humana e social, o demagogo se tornou um pária perdendo a autoridade, passando a usar o povo como dependente de sua vontade, então os demagogos abraçaram a política para manterem-se no poder, que se divide entre ditatorial e popular, ambas as modalidades idolatradas pelos governados, que no passado eram escravos, como é até hoje, apenas com a mudança de conceito.
A Grécia que se autodenominou de berço da democracia, nunca a adotou de fato. Praticamente a metade dos gregos era composta de escravos, metade dessa metade era de mulheres. Tanto um como outro não tinham direito a voto, portanto, não tinham acesso à liberdade de escolha, o famoso voto. Também eram impedidos de exercer o voto os que não tinham a cidadania grega, para tê-la era necessário falar e escrever grego, uma missão praticamente impossível para quem não aprendesse o idioma no berço – enfim, a democracia grega era uma falácia.
O mundo, com a ascensão do Império Romano, mudou, e o imperialismo dominou as nações ocidentais, sempre com o uso da arma democrática. Países da Europa e da Ásia passaram a ser governados por ditadores, que sobreviveram até o século XX e ainda os há por aí, quando não às claras, disfarçados, mais uma vez de democratas, porque fazem o que o povo não quer que façam. O Novo Mundo descoberto por colonialistas e imperialistas ficou como o continente da democracia. O que os políticos usam e abusam em nome das repúblicas da América.
Para resumir o realismo nu e cru – o Mundo tem dono!

KAMICAZE
Na década de 1960 e parte da 1970, a colônia nipônica de Monte Alto realizava anualmente um evento com o nome de “Undo Kay”. Era uma homenagem ao aniversário do Imperador Hiroito, tido como imortal no Japão e pelos japoneses espalhados pelo Mundo, principalmente na América. Undo Kay era composto de jogos e disputas esportivas entre os descendentes e convidados em geral.
Entre as atividades esportivas haviam corridas, ginásticas e outras modalidades. Tudo era feito no estádio municipal e também na piscina do Monte Alto Clube que cedia o local à colônia.
Dois atletas convidados eram o Walter e o Celso Tozetti, que por três anos seguidos venceram na modalidade 100 metros e meia maratona. Na inscrição do 4º ano, os organizadores recusaram os irmãos Tozetti, alegando que eles envergonhavam os jovens nipônicos, que sempre eram desclassificados pelos dois.

FORÇA ARMADA
O cargo mais alto nas Forças Armadas do Brasil é o de general 4 estrelas. Até 1964 existia a patente de marechal. No governo Castelo Branco o marechalato foi extinto.

AI-5
Em 9 de dezembro de 1968, o presidente Costa e Silva decretou o último Ato Institucional. Chamado de 5 porque era o quinto da série. O Congresso foi fechado e aconteceram mais de 100 cassações por todo o país.
No fatídico dia, Monte Alto participou com seus quatro recrutas servindo em Brasília, que montaram guarda na porta do Congresso Nacional, com ordens de atirar em quem tentasse invadir. (não fui autorizado a revelar seus nomes).

ANO JUDEU
Para saber em que ano judeu estamos, basta somar 2023 com 3761: o ano judeu atual é o de n° 5784. O ano que vem será: 2024 + 3761: 5785.

RÉU CONFESSO
Nos interrogatórios policiais, quando um réu se recusa assumir a culpa, mas confessa detalhes do crime, os policiais usam uma gíria: “tem orelha de porco, tem pé de porco, tem joelho de porco e focinho de porco…se não é porco, no mínimo é Feijoada!

POEMA FABRIL
Ester Conceição
Dez por cento poliester
Noventa de algodão.

RUINAS
Existe, na República Dominicana em ruinas, uma casa que foi residência de Cristóvão Colombo nos meses em que permaneceu na América durante suas quatro viagens.
Na casa se hospedaram seus dois filhos, Diogo e Fernando. Seus dois irmãos, Bartolomeu e Diogo. Não vieram ao Novo Mundo suas duas esposas Felipa Moniz e Beatriz de Arana. Também foi hóspede de Colombo o falso amigo Américo Vespúcio, que falsificou um mapa para que os reis Fernando e Isabel, da Espanha, acreditassem que ele havia de fato descoberto as terras que tiveram seu nome.

FRASE
“A mesa mata mais gente do que a guerra” (Joseph de Maestre, pensador russo).

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na