Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

ANTIPOLÍTICA
Um velho político de Monte Alto definia a política local assim: é a atividade que não faz e não deixa fazer. Em seguida ele citava o que o município não tinha e que poderia ter, não fosse o pessoal do contra e do boicote. Em matéria política cientifica, o município de Monte Alto perdia para os municípios vizinhos, como Jaboticabal e Taquaritinga, porque aqui não havia agências bancárias do Banco do Brasil e Banespa. Não havia ferrovia e faltavam autarquias estaduais e federais, quando a cidade necessitava de serviços oficiais do Estado e da Federação era necessário recorrer aos nossos vizinhos.
Tornou-se lenda um fato sobre a escolha de Monte Alto para a construção de um hospital misto federal e estadual em parceria com a iniciativa particular. O hospital seria especializado em doenças respiratórias, principalmente a conhecida bacilo de Coch (Tuberculose) que era transmissível, motivo que a população era contra um hospital, que em tese poderia hospedar a doença deixando o povo à mercê do mal. o plano foi arquivado e o estudo oficial foi dirigido à cidade de Campos (do) Jordão. O hospital foi construído com o nome Matozinhos, com verba oficial do Estado e da Federação, com a ajuda do povo paulista, inclusive Monte Alto contribuiu com ajuda popular.
Os médicos paulistanos de fato indicavam o tratamento dos tubérculos para cidades climáticas do tipo de Monte Alto, Campos do Jordao e outras de Minas Gerais.
Quanto às agencias bancárias oficiais o boicote houve de fato e a política de Taquaritinga e Jaboticabal, alegavam que Monte Alto não tinha condições melhores financeiramente do que seus municípios. Acontece que na ocasião Monte Alto contava com cinco indústrias de médio porte (Cica, Crai, Lanfredi, Sul América, Cestari) e o dobro de pequenos produtores e estabelecimentos comerciais. E a nossa velha fonte acrescentava: Porém, não tinha ferrovia!

PLAQUETINHA
Nos tempos idos as casas colocavam sobre as portas uma plaquetinha afixada com cola ou prego, com a mensagem: “Seja como o sândalo que perfuma o machado que o fere”.

AVISO
Outra plaqueta famosa era um convite explícito: Se não tens o que fazer, não o faças aqui.

REFRÃO
Primeiro ano cabeça de pano. Os alunos de primeiro ano primário eram saudados na entrada da escola. Enquanto os repetentes, como eu, ganhavam um sonoro: Repetente, repetente…ficam contente!

FRASE
Faço poesia porque ninguém entende, pensam que é licença poética e pensam que poema é rima” (0lga Porto, poeta das linhas inesquecíveis desse jornal, escrevia com saudosas linhas e com saudade se foi).

PÃO-DURO
No Rio de Janeiro, no século XVIII vivia um mendigo percorrendo a cidade pedindo um pedaço de pão duro. Ficou conhecido e quando morreu descobriram que tinha vários imóveis espalhados pela cidade. Os valores formavam uma fortuna. Como ele pedia pão duro e ninguém lhe dava o pão, mas davam-lhe esmolas em dinheiro, que ele guardava e comprava os bens.
Ele era conhecido apenas no Rio, porém em muitos filmes dublados em português para se referir a alguém avarento, o dublador usa genérico, brasileiro e carioca, pão-duro – essa marca é “registrada e patenteada”.

FOLCLORE
A figura folclórica mais popular dos EUA, perde apenas para o Papai-Noel, é o Ronald Mac Donalds. Um ícone mantido pela rede Mac-Donalds.

GEMADA
A história do Ovo de Colombo é uma lenda com um furo de verdade. Colombo estava numa taverna e observou o arquiteto italiano, Felippo, conhecido como o rei das cúpulas. Então o Felippo Brunesleschi, dizia que era conhecido por colocar um ovo em pé, como referência às suas obras. Em seguida quebrou a ponta de um ovo, fazendo-o parar em pé.
Colombo viu tudo e ao se apresentar aos reis da Espanha, Fernando e Isabel, apostou na presença de toda a corte que faria um ovo parar em pe. Desafiado cumpriu o prometido e ganhou seus três navios, Santa Maria, Pinta e Ninã para vir à América.

BONA PARTE
Os Inimigos de Napoleão e mesmo os amigos eram ferozes nas críticas sobre sua postura em combate. Ele sofria de hemorroidas, que o obrigava a caminhar curvado procurando a melhor posição para aliviar a dor. Diziam que a tal posição o levaria à derrota, porque ficaria com a posição comprometida.
No Brasil a gozação napoleônica tornou-se pejorativa. Quando alguém fica como se tivesse quatro patas, sempre há quem diga: foi assim que Napoleão perdeu a guerra.

REDE FAMILIA
A Ford Internacional foi a única empresa fundada pela família e até hoje continua familiar, sempre passou de pai para filho. A Ford enfrentou os maiores concorrentes durante toda a existência. Seu produto principal foi o automóvel, mesmo fabricando aviões durante um certo período. Quando a Ford esteve perdendo as vendas para a Chrysler, o velho Ford deu a volta por cima e contratou 100 engenheiros para desenvolver um novo modelo. Em seis meses voltou ao mercado como líder. Ford aprovou o novo modelo e exigiu apenas que a cor seria de sua escolha. Assim ele escolheu: Preta.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na