Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

FUTUROLOGIA
O Brasil precisa mudar de nome. Esperança seria o ideal. Assim teríamos como habitantes os esperançosos e as esperançosas. Oxalá a ficção jamais se torne real. No entanto, o país da esperança está acontecendo em relação ao pleito de 2018. Os brasileiros estão esperançosos porque o país mudará completamente. Os eleitos serão heróis e o novo presidente um deus do Olimpo. Os eleitores, como sempre, votarão com base no otimismo.
Os brasileiros fogem da realidade, depositando o voto baseado na fé. No realismo puro os candidatos ao Congresso querem o cargo para desfrutarem de um fórum privilegiado, de salário estratosférico, de auxílios de toda ordem e de liberdade para corromper e ser corrompido. O sonho do deputado e do senador é ser convidado para o cargo de ministro. Ao assumir um ministério o congressista cede a vaga a um suplente que ninguém sabe quem é e nem de onde veio. O eleitor não sabe que ao votar no presidente, vota em 30 ou mais ministros nomeados.
Os esperançosos que se cuidem, o ano de 2018 não será do povo, será das oligarquias e, infelizmente, da cleptocracia.

SAPIENS
Os primeiros hominídeos eram analfabetos e viviam nas cavernas. Para a comunicação entre grupos sociais, desenhavam nas paredes de pedras. Estampavam mãos, rostos, animais e símbolos de toda ordem. Os descendentes do homem da caverna, que também não conseguem redigir um texto composto de meia dúzia de palavras, se utilizam de uma tecnologia jamais vista no planeta para se comunicarem, que é o sistema digital, através de celular, computador e tablete, grafando carinhas, coraçõezinhos, merdinhas, palhacinhos e o topo da idiotice – as kkkkkkk.

DUCOR
Na ditadura militarizada em vigor de 1964 a 1985, o educador Paulo Freire apresentou aos ministros da educação de dois governos seguidos, seu método de ensino integral. Foi rejeitado porque entenderam que tinha conteúdo de esquerda e comunista. Em meados da década de 80, o governador do Rio, Leonel Brizola, através do seu ministro da Educação, Darcy Ribeiro, adotou o método, construindo os CIEPs. Enquanto governou e foi reeleito, Brizola construiu vários CIEPs, um modelo que chefes de Estado de vários países visitaram para adotarem nos seus governos.
Com o fim do governo Brizola os CIEPs caíram no esquecimento e as construções foram usadas para o sistema comum de ensino, desativando os setores pioneiros na área. Um país que adotou o método Paulo Freire foi a Suécia. O país tem um índice de analfabetismo zero!

ALTAR
São Simeão é o santo mais venerado pelos cristãos ortodoxos na Síria. Ele vivia sentado sobre uma pedra, comia o que os penitentes lhe entregavam. Quando ele morreu, foi sepultado ao lado da pedra original. Mantendo a pedra e sepultura como altar, foi construída uma igreja, que é visitada pelos fieis diariamente. Todos os devotos durante a visita retiram da pedra um pedaço minúsculo para receberem a benção do santo. Isso fez com que a pedra tenha perdido a metade do tamanho original.

TEXTUAL
Um dos signatários da declaração de independência das doze colônias americanas, que se tornariam os EUA, foi Thomaz Jefferson, um jovem de 32 anos. O texto era uma obra prima intelectual, que o rei da Inglaterra, ao tomar conhecimento, mandou seus súditos realizarem uma busca nos arquivos da coroa para ver se o conteúdo tinha semelhança com documentos reais, ele suspeitava de espionagem ou de que alguém da corte tinha orientado Thomaz Jefferson quando ele, na qualidade de súdito da sua majestade, visitou o palácio.
O mesmo grupo da declaração da independência redigiu a constituição da nova república. Coube a Jefferson a redação final. Desde 1776 a Carta Magna permanece a mesma, sofrendo cinco emendas necessárias à adaptação temporal. No texto original Jefferson encontrou um artigo que dizia: “todos tem a liberdade à felicidade”. Imediatamente convocou os demais para a mudança, que passou a ser: “todos tem a liberdade à BUSCA da felicidade”.
Jefferson foi o terceiro presidente do país, ele mesmo fez questão que na Constituição ficasse registrado que, para ser presidente, era necessário ter a idade mínima de 40 anos. O primeiro Presidente foi George Washington, reeleito. Depois dele, John Adans, também reeleito. Até que chegou a vez de Jefferson, que atingiu a idade mínima, também reeleito. Todos foram eleitos por aclamação.

FRASE
“L” Etat c´ est moi” (O Estado sou eu). Dita pelo rei francês Luis XIV, ao encontrar no parlamento em 1695, vestido de caçador com a chibata na mão.

SERMÃO
No século 17, o Brasil amargava o colonialismo português. Poucos tinham a coragem de enfrentar a voragem dos lusos, que se faziam de justos cometendo as mais crueis injustiças sociais, a pena de morte vigorava a toda. Qualquer ato de brasileiros que o rei não gostava, a forca era usada sem clemência. A história não registrava nada, os únicos documentos da época estão em Lisboa, na Torre do Tombo. Ninguém tem acesso.
O Padre Vieira foi uma voz que clamava sobre a maldade lusa. Ele disse: “os portugueses não vem ao Brasil porque querem o nosso bem, mas porque querem os nossos bens”.

FATO
Muita gente morre de fome no mundo porque não tem acesso à comida. O número de mortes é maior pelo excesso de alimentação, que provoca a obesidade e as doenças originadas dela.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na