Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

HONORIS CAUSA
Eu tinha um texto pronto, escrito para ser publicado na semana passada, para coincidir com o dia no calendário dedicado ao professor. Ao relê-lo achei melhor não. Um dia de homenagem ao professor é pouco, assim como uma semana, um mês, um ano ou uma década, porque o professor é secular. Uma vez professor, sempre professor! A ideia foi reforçada com o fato de que temos o médico aposentado, o engenheiro aposentado e também o advogado; porém, nunca nos referimos ao professor aposentado – ele é professor sempre, lecionando ou não, ensinando ou não. Ao se tornar professor há a perda de identidade. O calendário não é suficiente para homenagear com uma data o professor. Aprendi com o texto não publicado, que me referi no início, que na chamada de classe a resposta não é Presente, como respondemos, é FUTURO!

BUROCRACIA
O Brasil, depois dos Estados socialistas, é o país mais burocrático do planeta. O socialismo exige uma burocracia profunda e complexa para que o Estado não perca o controle sobre os cidadãos. A função da burocracia é impedir que o cidadão pense, tornando-o alienado. No Brasil, não faz muito tempo, para o cidadão pedir auxílio do Estado era exigido um atestado de pobreza, que era um documento para classificar o estado social da pessoa.
Os nossos legisladores, atendendo exigências da sociedade, isentaram o pão dos impostos PIS e Cofins, o que é muito justo socialmente; porém, o pão velho que sobra na panificadora é matéria prima para a farinha de rosca ou torrada. Pasmem: esses dois subprodutos não são isentos dos impostos citados. Vejam onde chega o absurdo: pão novo não tem imposto – pão velho é tributado.

VIRTUAL
A internete provocou nos países onde não se fala inglês, uma obrigatoriedade no uso do idioma. Nenhuma outra língua exigiu ou faz tradução dos termos do sistema. No Brasil, além da intraduzível adoção do inglês, ainda se usa a pronúncia original, o que não acontece com o espanhol. Nos países onde se fala espanhol, a pronúncia inglesa não é observada. Se o inglês é please não se lê prise, fica “please” mesmo. No Brasil a pronúncia ainda sofre aberrações, sendo adotadas várias opções, nenhuma correta.

INTERNETE
As informações obtidas pelas plataformas sociais, como se sabe, não são corretas o que provoca as “fake news”. Mesmo sem as mentiras o internauta não se contenta com a informação em si, ele a divulga e piora o original, porque emite opinião sobre o fato. Como se a opinião desse um reforço de credibilidade à notícia recebida. A mentira não apareceu com a internete, ela é velha, apareceu antes do mundo. A Bíblica registra mentiras escabrosas, assim como outros textos religiosos, o Brasil é mentira secular, ao se tornar terra nova já era velha. Ninguém e nenhum veículo de comunicação estão livres da mentira, tanto a profana como a oficial. Qualquer pessoa que fizer uma autoanálise profunda chegará à conclusão que é uma mentira.

GRINALDA
A filha de uma cantora se casou. Uma festa básica com poucos convidados. Como tinha que haver uma diferença, ela aconteceu na entrada da igreja, em São Paulo; as daminhas de honra, uma tradição em casamentos, foram dois cachorros da noiva. Os cães entraram com pompa, conduzindo as alianças nas coleiras.

PENOSA
Em 1966, dois empresário locais fundaram um abatedouro de aves. O produto foi chamado de Frango Barra Limpa. Os pontos de venda em Monte Alto e em outras cidades da região forma chamados de Frangolândia. (Uma influência da palavra brotolândia, em moda na juventude da época. Broto era a gíria para jovem).
O nome ficou apenas na região, em São Paulo, por exemplo, quem procurar um local para comprar carne de aves, deve procurar uma avícola. Nem sonhem em procurar uma frangolândia!

PARTITURA
A música é uma arte. Talvez seja a mais cultuada entre todas. No Brasil a música sertaneja é única, seus admiradores e executores formam um público diferenciado. Mesmo os que não gostam muito aceitam a beleza das composições, como um todo. No entanto, há que se ressalvar um detalhe: as letras das composições, muitas delas, fazem apologia ao álcool. Os interpretes louvam a bebida como símbolo da alegria, do sucesso, da felicidade. Se a música sertaneja fosse exclusiva dos adultos com formação responsável, poderia se admitir o conteúdo; porém, o público jovem ouve as músicas, até mais do que os adultos. Não é preciso dizer da influência negativa das letras induzindo o consumo de bebidas.
Se não bastasse a música, ainda vemos algumas duplas de música sertaneja fazendo comercial de cachaça e outras bebidas. Isso que é dose dupla!

MOTOR
Os londrinos que andam a pé nas ruas anotam as placas dos carros que circulam e divulgam na internete. Andar de carro em Londres é sinal de pobreza ambiental, o correto para preservar a cidade, o rio Tâmisa e a saúde do povo é andar a pé ou de bicicleta. Motorista é cidadão de segunda classe.

CHUPETA
Por que as pessoas, principalmente as mulheres, quando se aproximam de um bebê começam a falar com aquela vozinha infantil, como se a criança entendesse a linguagem imitativa mais fácil do que a normal?

FUTURO
Não perguntem a uma criança entre três e cinco anos, o que ela vai ser quando crescer. Um cara perguntou na minha frente e o garoto respondeu: adulto.

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo