Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

CROMOSSOMO
Desde a idade da pedra lascada que o machismo existe nas sociedades humanas, paradoxalmente foram as fêmeas que deram incentivo à prática do que os machos exigindo supremacia de gênero. Como os humanos foram mais presas do que predadores na cadeia de sobrevivência, as fêmeas priorizaram a procriação, deixando para os machos a segurança da espécie, assim como a alimentação. Coube aos machos a busca de alimentos, como a caça e pesca, juntamente com a colheita dos vegetais na natureza, ficando as fêmeas com o cuidado do ninho e da ninhada. Grávidas, eram presas fáceis e com o filhote no colo eram alvos cobiçados, porque os predadores conseguiam de uma vez almoço e jantar. Os machos eram os guardiões do casal, ganhando uma autoridade natural, aceita pela fêmea.
O machismo existe no mundo todo na escala humana, não é a única espécie na natureza onde reina o machismo, o louva-a-Deus é um exemplo extremo da prática, a simpática fêmea exerce o machismo ao contrário, atrai o macho para o acasalamento e o devora, usando seu corpo para se alimentar durante a gravidez, pratica portanto o “homicídio” louva-a-deuscídio. Enfim, se vale ou não como justificativa para o machismo humano é outra história. O machismo não é exclusivo!
Na língua portuguesa o machismo tem prioridade, o artigo masculino identifica os dois gêneros sempre. Exemplo: o homem é um idiota (a mulher também). Os médicos são todos iguais (as médicas também).
Infelizmente, quanto mais as mulheres tentam ser iguais ao macho da espécie, mais se aprofunda o machismo, porque o macho, que historicamente se sentiu superior à sua fêmea, não aceita competição, principalmente porque uma mulher pode ser mãe sem o macho, coisa que nenhum homem pode. Sem a mulher o mundo acaba!

PINTURA
A beleza feminina está sujeita a gosto, preferência e avaliação pessoal. Porém, existe na mulher uma beleza indescritível que é a “beleza grávida”. A mulher durante a gravidez tem uma formosura inexplicável. Muda a pele, muda o cabelo, muda tudo, o brilho é único e a luz do olhar ofusca qualquer outra luz.
A coluna não viu ao vivo a Monalisa (Gioconda), obra prima de pintura mundial. Vendo as reproduções e fotos, nossa conclusão é que a modelo estava grávida, o que torna possível a beleza enigmática da obra. (Olhem: caso algum estudioso da obra de Leonardo da Vinci chegar à mesma conclusão, reservem a nós a primazia).

ANOS 80
Em 1980 a coluna publicou matéria sobre a precariedade dos mata-burros de madeira que exigiam troca constante gerando despesa para a Prefeitura. Sugerido no espaço que o material deveria ser de ferro, usando trilhos antigos de trem, da ferrovia local desativada, que se encontravam depositados em vários locais. Os mata-burros deveriam, por nossa sugestão, ser montados numa oficina e transportados nos locais. A sugestão não ganhou força e o assunto sumiu.
Aproveitamos para dar uma estocadinha nos políticos da época, dizendo que muitos, em época de eleição, não podam entrar nas fazendas para a tradicional pedida de votos, porque as propriedades tinham mata-burros, também conhecidos por mata-candidatos!

PONTE VELHA
Até 1980 uma ponte na Tabarana que dividia os municípios de Monte Alto e Taiaçu era feita de madeira. Todos os anos, com a chuva era danificada e as duas prefeituras, em caráter de emergência consertavam-na. Sempre tinha brigas para saber qual município tinha mais responsabilidade. Teve um ano que a chuva foi tanta, que a ponte foi arrastada pela enchente. Noutra vez, um gênio culpou a prefeitura de Monte Alto pela reforma, porque as chuvas naquele ano vieram daqui, ou seja, as formações partiram de Monte Alto. (para não perder a piada esta coluna sugeriu que as dúvidas da direção da chuva poderiam acabar, bastando ver as casinhas de joão-de-barro, para que lado estava a entrada).
A história da ponte acabou quando o governo de Estado deu verba para a construção de uma ponte de concreto. Está lá até hoje!

URSS
Quando a antiga União Soviética acabou, em 1991, as colônias ficaram independentes ou se alinharam com a Rússia, formando a Federação Russa. A Estônia preferiu a independência plena e passou a gerar seu destino, com eleições democráticas.
O país investiu pesado em alta tecnologia e aos poucos tornou-se o Estado mais digitalizado do báltico. A população da Estônia é um milhão e trezentos mil habitantes. Nada funciona com papéis no país, tudo é digital, uma empresa é aberta em 18 horas. Tudo se recebe e se paga pela internete. Apenas três documentos são emitidos pelo cartório com papel tradicional, certidão de casamento, de divórcio e escrituras de imóveis.

LIBERDADE
Assim que a Lei Áurea foi assinada, numa manhã de domingo, 13 de maio de 1888, os ex-escravos ovacionaram a Princesa Isabel, que logo passou a ser chamada pelos libertos de Santa, ainda hoje muita gente da comunidade afro não aceita que se refira a ela de outro modo, que não seja a santidade. (ela apenas outorgou a lei que foi promulgada por quem de direito, o parlamento imperial, liderado por Nabuco). Na segunda-feira, 14 de maio, os libertos correram às cidades para comprarem, com o dinheiro que conseguiam de favor de ex-donos – pasmem – um par de sapatos, porque como escravos tinham que andar descalços por força da lei.
Muitos comprovam os calçados e não conseguiam calça-los porque os pés estavam deformados ou feridos, então penduravam o par na ponta de uma vara de madeira carregando-a no ombro, exibindo ao público a Liberdade.

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo