Ócios & Negócios

Facebook
WhatsApp

IDEOPOLÍTICA
Antes das denominações esquerda e direita serem adotadas pelo parlamento francês há mais de duzentos anos, os conceitos existiam em todas as civilizações conhecidas pela história política da humanidade. Apenas para ilustrar, historicamente, Jesus de Nazaré tinha uma atuação política e não religiosa como é lembrado, era Jesus de esquerda. Seu primo, João Batista, também agia politicamente; porém era da esquerda radical. Entre os apóstolos, eram de direita Pedro e Judas. Numa interpretação política da Bíblia, Maria de Magdala (Madalena) era de esquerda moderada. Negar a existência da política na existência humana é negar a própria humanidade, que mesmo sendo uma abstração (alguém consegue tocar ou ver a humanidade?) evolutivamente é um produto da política, maior do que da ciência, quando os primeiros hominídeos desceram das árvores, depois de terem saído do mar, perderam o rabo por ser desnecessário no solo, o que foi uma metamorfose científica, sua adaptação foi uma necessidade política (afinal não é fácil viver sem o rabo preso!)
Muitos políticos declaram que esquerda e direita são direções de trânsito, que não existem na política. A própria declaração é um posicionamento de esquerda ou de direita, é o conceito pleno. O que existe atualmente são a esquerda simples, a moderada e a radical, o mesmo acontece com a direita. O conceito pode ser adjetivado e até receber nova nomenclatura, como sinistro e destro, porém, jamais perderá a essência e a objetividade. Também não existe nova política assim como não há política velha, porque é próprio da política pregar a paz para justificar a guerra, tanto no sentido figurado como no real. Um exemplo clássico de esquerda e direita vem desde que o mundo era habitado por senhores e escravos, os primeiros eram a direita consentida pela esquerda, que por sua vez era plenamente aceita, quando ambas entraram em conflito, com a escravidão contestando sua condição e os escravocratas exigindo sua submissão, que caros leitores, nascia a arte política. Quem ainda, em pleno século XXI, não adotar o conceito ao mesmo tempo que contestar as partes opostas, é percursor do pensamento único. Um retrocesso!

OVO
Cristóvão Colombo, que nunca descobriu a América continental, mas as ilhas caribenhas, mesmo tendo na terceira viagem entrado na Venezuela (Pequena Veneza) pela foz do Rio Orinoco, dando meia volta dizendo: “Deus não me deu permissão para entrar no Paraíso”. – era pai de dois filhos, Diego e Fernando.
Colombo, na sua segunda viagem, teve que trazer seus filhos, porque o mais velho, Diego, se engraçou com a princesa espanhola Catarina de Aragão, justamente a filha do Fernando e Isabel que financiaram as viagens. Quando a rainha Isabel soube da paquera, deu um ultimato a Colombo, sumia com o moleque ou ela sumiria com suas naus, Pinta e Nina que sobraram, já que a Santa Maria naufragou na viagem inaugural.
Deixando seus 39 tripulantes acampados na Ilha Hispaniola, abrigados em barracos improvisados com a madeira resgatada da Santa Maria. Era a primeira favela da América de Vespúcio.

ARTE
Particularmente não gosto de música, a não ser clássica; porém, poucas. No entanto, sinto-me no dever de registrar nessas boas traçadas, que uma música cubana que dispensa adjetivação, a Guntanamera é uma rara beleza sonora, que pode-se passar um dia todo ouvindo. Não sei se os cubanos fizeram um filme sobre a música ou ela é a trilha sonora dele. O filme tem um enredo curioso deve ser visto.

CARDINAL
Será que é a mídia ou a polícia que têm preconceito com os numerais? Ninguém diz décimo terceiro departamento de polícia – dizem no 13 DP. Também é raro ouvir a fala; na vigésima segunda delegacia de polícia. Gostamos de falar na 23 delegacia. Não tenham medo de pronunciar 13º ou 23º departamentos.
Não se usa o mesmo para os andares dos prédios. Ninguém diz no 4 andar ou 10 andar. Sempre é 4° ou 10° (quarto ou décimo).

ESTEPES
Na Russia existem 11 fusos horários. Lá não há como perder a hora no trabalho, quando isso acontecer basta dizer que o relógio estava acertado noutro fuso.

ESTADOS
A federação brasileira é desdobrada em Estados/Membros. Em tese deveriam governar unidos, porém, não é o que acontece, via de regra. Cada um quer ser mais atuante que o outro, ou aparecer mais na estatística nacional. As renúncias fiscais são exemplos disso. Para atrair indústrias e empresas os Estados proporcionam isenção de impostos e infraestrutura estatal.
Outro exemplo foi quando as delegacias da mulher foram criadas. Cada Estado tratou de registrar as novas delegacias com nomes diferentes. No Rio, por exemplo, são Delegacia Especial de Atendimento à Mulher. Enquanto em São Paulo são chamadas de Delegacia de Defesa da Mulher.
Paulistanamente são as DDMs. Na maioria dos municípios paulistanos com mais de 30 mil habitantes elas estão instaladas. Em Monte Alto também.

VATICANO
O Papa Julio II, reinou de 1505 a 1508. Ganhou o apelido, ou melhor, o epíteto de “aquele que gostava mais da espada do que da água benta”. Ele até incentivava as guerras entre as cidades/estados, para se posicionar de um lado e emprestar dinheiro para financiar a luta. Com isso recebia dividendos e os produtos de saque dos vencedores. Foi o Julio II que contratou os pintores Rafael e Michelangelo. Todos sabem que o primeiro pintou a Capela Sistina e o outro, os aposentados papais.

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo