Pão sírio

Facebook
WhatsApp

O brasileiro é apaixonado por pão, não é mesmo? Faça chuva ou faça sol, não adianta, o bom café da manhã brasileiro tem, no mínimo, uma unidade de pãozinho. E existem ainda aqueles que consomem a iguaria no café, no almoço e no jantar! A nossa paixão por ele é tão grande, que recebemos muito bem também os pães vindos de outros países, como é o caso do pão italiano, da ciabatta, da baguete e também do pão sírio, que já se tornou bem famoso por aqui.
Mas, sobre este último, você conhece a sua história? E sua trajetória até aqui? Então continue a leitura para conhecer curiosidades sobre o Pão Sírio!
Muito tradicional no oriente médio, o pão sírio, que é conhecido também como pão pita ou pão árabe, é um preparo feito à base de farinha de trigo e água. Ele tem um formato diferenciado entre os tipos de pães que mais conhecemos é redondo, achatado, e com formato de envelope, ou seja, possui duas folhas unidas pelas extremidades, que formam uma espécie de bolso interno. Ao contrário do senso comum, seu preparo leva fermento e também açúcar, porém ambos em quantidade bem reduzida. É assado em altas temperaturas, algo em torno de 380 graus. Estima-se que seja o pão mais parecido com o pão ázimo, retratado na Bíblia. Sua receita mais tradicional aqui no Brasil é a do Beirute, que é um sanduíche recheado com rosbife, queijo, folhas verdes, temperos e molhos, como maionese e mostarda.
Estima-se que o pão sírio esteja entre os mais antigos pães inventados. Aproximadamente 1800 a.C., os egípcios descobriram como fazer o pão mais macio. Eles observaram que deixando o pão umedecido durante algum tempo, algo fazia com que a massa liberasse “gases” e isso o tornava mais macio e, por consequência, mais agradável ao paladar. A partir dessa descoberta, começaram a utilizar o fermento na produção de pães. O pão redondo, achatado e com adição de fermento na massa deu origem ao que conhecemos hoje como pão sírio. Seu preparo e popularização se deram também na região do Oriente Médio. Em solo brasileiro, os sírio-libaneses se dedicaram ao comércio e às atividades econômicas aqui presentes, como a produção de café em São Paulo, por exemplo.
Como já eram em muitos por aqui, houve a disseminação de sua cultura, suas músicas, suas tradições, crenças, e também de sua culinária, que chamava atenção dos que aqui estavam pelas peculiaridades e diferenças de sabores. Foi então, nessa época, que o pão sírio se difundiu em solo brasileiro, assim como diversos outros pratos árabes que são produzidos e encontrados até hoje, como: as esfihas, o kibe, o tabule, o homus (pasta de grão-de-bico), o tahine (pasta de gergelim), a cafta, entre outros.
Existem muitos benefícios e vantagens em consumir o pão sírio, e os aspectos mais relevantes estão listados abaixo. Veja!
É um pão extremamente saboroso e prático para ter em casa. Tem sua textura preservada por dias desde que armazenado corretamente. Por ter menos açúcar, não ocasiona uma significante liberação de insulina no sangue, problema para quem deseja emagrecer de forma saudável.
É um pão extremamente versátil, podendo ser utilizado para fazer diversos lanches quentes e frios. É por todos esses motivos que o pão sírio é bastante utilizado em receitas fitness, por pessoas que estejam controlando o consumo calórico e que buscam por opções saudáveis, sem que seja necessário cortar o pão completamente da alimentação.

 

Vamos à receita

Beirute

Ingredientes:
1 pão sírio
2 colheres (sopa) maionese
1 bife de carne bovina fino
2 fatias de queijo prato ou muçarela
1 ovo
1/2 tomate fatiado
2 folhas de alface verde
Sal e pimenta do reino quanto baste.
Preparo:
Corte horizontalmente o pão sírio ao meio, de modo a dividi-lo como se fossem 2 fatias. Reserve. Tempere o bife com sal e pimenta do reino a gosto em ambos os lados. Em uma frigideira quente com um pouco de óleo coloque o bife para dourar de ambos os lados conforme o ponto de sua preferência. Reserve. Frite o ovo em uma frigideira com um pouco de óleo. Reserve. Passe a maionese nas duas metades internas do pão sírio. Recheie o pão sírio com o bife, as fatias de queijo, o ovo, as rodelas de tomate e as folhas de alface. Sirva a seguir.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na