Perda e Luto

Facebook
WhatsApp

O luto é um processo relacionado à perda de uma pessoa muito querida. É um assunto delicado e doloroso que muitos preferem evitar. Para as pessoas que tiveram a experiência de passar por esta perda o processo do luto envolve, geralmente, revolta, dor e saudade.
O modo como cada um reage a este processo está ligado a vários fatores sobre o ente querido que se foi: a idade, a condição de saúde, o quão repentina foi a perda, a cultura, as crenças religiosas e antecedentes de outras perdas ou eventos traumáticos.
Cada um dos fatores citados acima pode aumentar ou diminuir a dor do luto. Negar ou evitar o sofrimento parece apenas criar mais problemas que se agravam com o passar do tempo.
Quanto mais inesperada é a partida de uma pessoa, mais difícil é a aceitação e, quanto mais invertida a ordem natural com que esperamos que estas partidas aconteçam, por exemplo, quando filhos falecem antes dos pais, maior o sofrimento e a sensação de impotência.
Mortes violentas, consideradas não-naturais – acidentes de trânsitos, homicídios, suicídios – geralmente causam mais choque e a revolta costuma ser maior. A família ou pessoa que acompanha um ente querido durante o processo de adoecimento e tratamento, muitas vezes, tem tempo e suporte para assimilar situações difíceis que podem levar à perda e talvez elaborem melhor o luto, mas isto não significa que o processo aconteça com menos sofrimento.
Podemos entender melhor e trabalhar a aceitação da perda e a continuidade da vida quando conhecemos e entendemos as fases do luto, que geralmente são divididas em quatro estágios. Isto não significa que todas as pessoas enlutadas passem pelo mesmo processo ou reajam igualmente a cada estágio e sim que grande parte das pessoas se reconhece nestas fases, que podem variar de duração e intensidade de um indivíduo para o outro.
1. Choque: sensação de adormecimento, atordoamento. A pessoa muitas vezes se diz anestesiada ou “vazia”.
2. Negação ou procura: é a fase da incredulidade, da busca por motivos e explicações. Simbolicamente, a pessoa busca maneiras de se manter ligada à pessoa que partiu através de objetos, fotos e outros símbolos. Nesta fase se inicia o contato com a realidade do fato ocorrido.
3. Sofrimento e desorganização: aparecem os sentimentos de culpa, a depressão, a ansiedade, a solidão, o medo, a atitude hostil. É a fase da busca por culpados que inclui, muitas vezes, a própria pessoa enlutada. Os sintomas físicos podem aparecer como dores de cabeças, dores de estômago, cansaço constante e falta de ar. A pessoa afasta-se do convívio social e geralmente abandona sua rotina.
4. Recuperação e aceitação: é a retomada do caminho, quando é possível olhar para o futuro ao invés de se concentrar no passado, é quando ocorre um ajuste à realidade da perda. Podem surgir possibilidades de novos relacionamentos, do desenvolvimento de atitudes mais positivas, do desejo de se envolver em algo produtivo e de retomar ou até mesmo descobrir atividades prazerosas.
A forma e o tempo que cada indivíduo leva para assimilar sua perda e atravessar as fases esperadas dependem da resposta individual, do apoio que recebe de familiares e amigos e da aceitação deste apoio. O sofrimento, as dúvidas, a revolta e a tristeza devem ser respeitados e tolerados até o limite em que se percebe que a pessoa já não consegue mais reagir sozinha e passa a adoecer, física ou emocionalmente. Aí se faz necessário a busca da ajuda de profissionais qualificados.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na