PICLES

Facebook
WhatsApp

Picles (do holandês pekel, pelo inglês pickles) são consevas de vegetais em vinagre.Este tratamento produz a fermentação lactica do alimento, é uma fermenação natural, por ação das bactérias do gênero leuconostoc e lactobacillus do próprio vegetal. O produto final pode ser ácido acético, ácido, láctico, álcool, dioxido de carbono. A fermentação láctica é um importante método de preservação de alimentos, conhecido há centenas de anos, entretanto com a modificação dos hábitos alimentares, os alimentos fermentados passaram a ter função de condimentos. Os mais importantes são: picles, chucrutes e azeitonas. As bactérias utilizadas industrialmente para fermentação lática são as anaeróbias e microaerófilas, para a produção de ácido acético, lático, glucônico, propiônico e outros, ou para a produção de alimentos como queijos, picles, chucrutes, vinagres, leites fermentados e outros. A produção de ácido lático é feita através das bactérias homoláticas do gênero Lactobacillus e Streptococcus. A espécie escolhida depende do carboidrato disponível e da temperatura a ser empregada.
Os produtos mais utilizados são: pepino, cebolinha, couve-flor, que pela ação das bactéria láticas transformam uma parte dos carboidratos do vegetal em ácido lático originando os verdadeiros picles. A fermentação ocorre em salmoura a 10% por 4 a 6 semanas, aumentando-se gradativamente a concentração da salmoura para 15 a 17,5%. A fermentação lática inicia com lentidão e atinge o auge após 3 a 4 dias. Deve ser mantida a uma temperatura de 18 a 20°C, podendo também ser realizada entre 20 a 25°C, com bons resultados. Com a fermentação deseja-se a transformação de substâncias fermentáveis em acido lático atingindo uma acidez total de 0,6 a 0,8%, podendo chegar até 1,2%. Após a fermentação é feita a lavagem para posterior tratamento específico como:
Picles azedos: vinagre com quatro a 5% de acidez;
Picles doces: vinagre doce;
Picles fermentados com aromatizantes: salmoura diluída com ervas aromatizantes. Os picles podem ou não ser submetidos ao processo de fermentação natural. Quando não há fermentação, o processo de conservação dos frutos e hortaliças é garantido da mesma forma, visto que, seja qual for o tipo de picles, necessariamente deverão conter sal e vinagre (ácido acético). Portanto, a conservação do picles é devida ao PH ácido e à elevada pressão osmótica do meio, que são desfavoráveis ao crescimento de microrganismos.
Tipos de picles:
Pepino
Couve-flor
Cebolinha
Brócolis
Chucrute
Cenoura
Beterraba
Azeitonas
Alcaparras

Ovos (Reino Unido)
Base
A fórmula básica para fazer picles é 1 medida de água, a mesma quantidade de vinagre e 1 colher (sopa) de sal para 3 cada colheres (sopa) de açúcar. Você pode adicionar a esta salmoura outros temperos, como sementes de mostarda e folha de louro e ervas em geral.

Preparo:

Escolha o vegetal, lave e seque e coloque-o no pote de vidro (previamente esterilizado).
Ferva todos os ingredientes para fazer a salmoura. Despeje-a sobre o vegetal.

Tampe o pote e cozinhe em banho-maria por 15 a 30 minutos. Dê um choque térmico no vidro com água fria e reserve-o virado para baixo de um dia para o outro.
Guarde o picles fechado por pelo menos 1 a 2 semanas antes de abrir.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na