Planejamento

Facebook
WhatsApp

Ano novo, vida nova. Novas oportunidades de crescimento, planejamento e autoconhecimento. Trezentos e sessenta e seis dias para traçarmos os nossos objetivos, plantar os nossos sonhos e se autodescobrir para melhorarmos o eu que existe em nós. É tempo de cura, de perdão e de novas descobertas. Todavia, nada disso acontece se não houver um planejamento.

A palavra “planejar” vem do latim “planus” que significa “achatado, nivelado”. O planejar é o nivelamento do nosso ofício e do nosso corpo. Ninguém desempenha um bom trabalho se não planejá-lo; ninguém consegue a autoestima desejada se não fizer um planejamento entre as atividades físicas e uma boa alimentação. Entretanto, e a alma? É possível planejá-la para que ela não se sangre no meio deste caminho? Há uma frase que eu carrego no meu dia a dia de um grande homem que andejou por essas terras impuras: “De que serve ao homem conquistar o mundo inteiro se perder a alma?” Creio que para se planejá-la é preciso encontrar a nossa paz. Quando atingimos a paz interior e com as pessoas que convivemos, há uma cura espiritual e um planejamento espontâneo. Para que isso aconteça, é preciso medir as nossas ações perante um mundo injusto e saber lidar com as pedras que encontramos no caminho. Artisticamente, a alma é abstrata. Cabe a nós interpretá-la. É subjetiva. No mundo espiritual, ela é cura e ressurreição. Para que se chegue ao seu ápice, é necessário cuidar do corpo e escolher um ofício para amá-lo.

Amar é um verbo que consta na primeira página do dicionário de um professor. Vem antes mesmo da primeira letra do alfabeto. A palavra planejar é a segunda da lista e vem antes mesmo da letra que inicia o vocábulo. Nenhum profissional da educação assume o compromisso de educar se não houver o planejamento. Não há êxito no trabalho se não havê-lo. O professor que ama o que faz, coloca-o como atitudes diárias. O sucesso de uma aula bem lecionada é o resultado das escolhas, do planejamento e das atitudes que o profissional toma quando o plano requer mudanças bruscas no meio do caminho.

Em suma, o professor é uma alma que já vem planejada. Repito que ninguém se forma professor; nasce-se. O amor do seu ofício e a forma como ele conduz o seu trabalho faz com que a sua alma encontre o seu júbilo. Entre tantos percalços, lá está ele de corpo e alma. Mais alma do que corpo.

Bom ano letivo para vocês, queridos colegas!

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na