Professora D. Cida, amiga inesquecível

Facebook
WhatsApp

Falar de Dona Cida é muito fácil… mas difícil também. Pessoa talentosa, amiga, dedicada. Professora que há muito conheci para minha sorte e sorte de muitas pessoas.
E… como gostei e gosto de compartilhar desta amizade que para mim era e é sincera e perseverante! Quantas lembranças e recordações… Quanto trabalho em conjunto fazíamos em sala de aula. Como Professora dividíamos nossa sabedoria e multiplicávamos nossas ações e atitudes para bem ensinar nossos alunos. Educação de qualidade, onde nossa parceria era notada e observada por todos ali na Escola. (E.O.B.Z).
Lembro-me de tantos fatos… a Senhora nem imagina. Talvez se lembre também, mas ficaram guardados no baú da memória e em nosso coração que é grande. Como amiga de sala, os meus eram teus alunos também, e vice versa. Nosso comprometimento com a Educação era grande. Tudo para o bem de todos e o resultado víamos no final de cada ano letivo.
Como coordenadora, Dona Cida foi magnífica. Ideias brotavam, conteúdos de sabedoria eram ministrados e meus alunos do PEJA e depois EJA, eram ressaltados pelas notas e aprendizagem nota 10.
Sua presença na Escola era realmente uma dádiva. Quando a Senhora adentrava na sala, o respeito era notado – se levantavam, e todos de pé, cumprimentavam a Mestra Divina que chegava. Dona Cida era adorada como a Mãe de todos.
Nas festas e eventos, sempre presente, o discurso de palavras amáveis, brotava no papel pelo amor a ela. Nunca faltou, nunca se ausentou. Era uma verdadeira Mestra que tinha, como eu, a Educação correndo nas veias. Certa vez, no Turcão I (saudade de Dr. Elias Bahdur), a apresentação de entrega dos diplomas aos alunos, mais de 25, (minha classe era de 3º e 4º anos), foi comovente. O discurso preparado, o bouquet de flores, e alunos, todos presentes, satisfeitos por receberem a Professora Cida Costa.
Chamando os alunos por ordem alfabética, Eu, Autoridades da Educação e Municipais, o sr. Prefeito. Emocionadoa iniciamos os agradecimentos a todos que nos deram a gentileza da presença em todo o ano. Iniciei a leitura do meu discurso para Dona Cida e a chamei para a mesa principal. E no meio dos alunos – foi um choro só. Dona Cida, com o coração nas mãos, não sabia o caminho até o palco. Chorei, choramos… muito calada, ouviu os elogios.
– Boa noite crianças!!! Este era e foi seu cumprimento. Dona Cida não se conteve, pegou o microfone e com lágrimas, teve coragem e disse muitas palavras de incentivo a todos.
A festa foi linda! Entre abraços e beijos, o evento chega ao fim. Sr. Miguel, seu esposo, não esperava por tanto reconhecimento de Monte Alto à Professora que completou nossa vida naquele ano escolar.
Na Festa de aniversário de Dona Antonieta Florenzano, Patrona da Escola do Parquinho, Dona Cida também chegou para nos alegrar. Presentes também a Professora Ana Silvia Morgado e familiares da Patronesse. Mais uma vez nossa plateia enriquecida pelo talento de todos os presentes.
Muitos anos lecionei à noite… quantos alunos de todas as idades, quantas recordações, quantas saudades… Hoje ainda tenho contato com alunos que se formaram nas Faculdades, outros com suas profissões admiráveis formaram famílias que prezo muito.
Eu disse fácil e difícil escrever sobre a nobre colega Dona Cida. Fácil porque temos tudo em nossa memória. Difícil porque ao descrevê-la choro de saudades e lágrimas rolam pelo meu rosto.
O tempo para passa, fomos felizes e continuamos felizes. Hoje estamos aposentadas, saboreando aquilo que vivemos com alegria no tempo de Professoras ativas.
Muitos ensinamentos… e muito a aprendemos. Viver na companhia de Dona Cida e outras Professoras também foi um ato de amor à Pessoas que tanto nos fizeram bem. Palmas, muitas palmas!
Em tantos anos de trabalho profissional na Educação de Monte Alto e São Paulo que amo muito, me orgulho de ser Professora.
Parabéns Dona Cida Costa! Abraços da amiga que não a esquece!

Respostas das Perguntas da Edição anterior:
1 – Canguru (Qual o cachorro que advinha o futuro?)
2 – É o CD (redondo, tem um buraco no meio – com duas letras e começa com C )
3 – País SRI LANKA (Cingaleses é o povo de que país?)
4 – Margarefe trabalha no matadouro. (É na lavoura, no foguete, no matadouro, e no submarino).
5 – Zangões são abelhas que tem a função de fecundar a rainha numa colmeia.

Parabéns a todos aniversariantes desta semana.
Senhor, me ajoelho diante de ti para agradecer infinitamente por minha família saudável, meus amigos e inimigos, conhecidos ou não, neste tempo de dor. Amém e graças a Deus!

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo