RABADA COM POLENTA E AGRIÃO

Facebook
WhatsApp

Rabada é um prato muito apreciado no Brasil e consiste num guisado da cauda do boi, popularmente conhecida como “rabo”, ao qual se adicionam verduras e legumes, como tomate, cebola, cenoura, pimentão, juntamente com temperos frescos e secos. Típicos da culinária européia, podem citar-se a “oxtail soup” da Inglaterra e a sopa de rabo de boi em Portugal. No Brasil, a rabada tradicionalmente é acompanhada de arroz, polenta, angu ou batatas cozidas todos pode ser acompanhados com agrião.
Antes da chegada de imigrantes italianos, já se consumia no Brasil uma forma de polenta de milho denominada angu, que pode ter a consistência de uma polenta firme ou cremosa, mas que nunca era grelhado ou frito. A polenta tem origem na região norte da Itália. Constituía a base alimentar (o prato mais consumido) da população e dos legionários romanos. Era feita principalmente de farinha de aveia, mas podiam ser utilizadas farinhas de outros cereais como o trigo. Pouco depois da chegada dos espanhóis ao Caribe em 1492, o milho foi introduzido na Europa. Na Itália, o milho passou a ser cultivado primeiramente no norte, onde as chuvas são abundantes. A partir de então é que a polenta passou a ser feita de farinha de milho. A polenta de milho tornou-se o principal prato nas regiões de Veneza e Friuli, onde passou a substituir o pão (feito com trigo) e o macarrão. Inicialmente restrita a essas regiões, em pouco tempo a polenta passou a dominar todos os aspectos da culinária italiana. Sua textura varia bastante, de firme nas regiões de Veneza e Friuli a cremosa na região de Abruzzi. A polenta sempre foi feita da mesma forma: com bastante esforço e paciência, misturando a pasta de milho em caldeirões de cobre aquecidos sobre o fogo. Pode ser servida mole, dura, grelhada ou frita. Antigamente considerada “comida de pobres”, a polenta hoje é usada em diversas casas e restaurantes, sem essa conotação.

 

Vamos aprender?

Para duas pessoas:
1 kg de rabo de boi
1 cebola grande picada em cubos
4 tomates sem pele e sem sementes em cubos
4 dentes de alho picados
1 raminho de tomilho ou orégano
200 ml de vinho tinto seco
Cheiro verde quanto baste
Sal e pimenta do reino quanto baste
200 grs de fubá de milho
500 ml de água

Preparo:
Em uma panela adicione azeite e refogue o alho, coloque metade da água deixe ferver, com o restante da água hidrate o fubá e junte a água fervente, mexendo sempre para não empelotar, deixe cozinhando em fogo brando até o ponto desejado. Tempere o rabo com sal e pimenta, aqueça a panela de pressão, coloque um fio de azeite e sele, adicione a cebola e o alho deixe murchar e coloque o vinho tinto, cozinhe por 10 minutos ou até ficar macio, retire da panela e leve a geladeira para resfriar, coloque o molho em um recipiente e leve a geladeira também. Vocês perceberão que a gordura ficará por cima, retire-a e reserve o caldo, com a rabada gelada retire todo o excesso de gordura. Em uma panela refogue o tomate e adicione os pedaços de rabo e o caldo, deixe apurar adicione o tomilho e o cheiro verde. Sirva com a polenta mole e o agrião. Bom apetite!

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo