SCHNITZEL

Facebook
WhatsApp

Crocante e suculento, o Schnitzel é um dos pratos mais famosos do sul da Alemanha e da Áustria. Parecido com o bife à milanesa brasileiro, ele também leva uma camada crocante de farinha e ovo. Curiosamente a origem deste prato se encontra na Grécia, tendo sido levado para a Península Ibérica por comerciantes árabes durante a Idade Média e posteriormente para a Itália, chegando na Austria em 1857. O Wiener Schnitzel primeira variação do prato feito com carne de vitela tornou-se desde então a identidade gastronômica da Áustria. Esse prato tem como acompanhamento salada de batatas, rodelas de limão e um tipo de geléia de groselha. A versão alemã é feita com filé de porco e leva como acompanhamento salada, batas fritas, salada de batatas alemã ou o Bratkartoffeln (batata frita na gordura do bacon e bacon frito). Uma outra versão do Schnitzel é feita com peito de peru, mais saudável que a versão suína, porém não tão suculenta.
Historiadores dizem que a arte de “encapar” a comida surgiu no Império Bizantino no século 12, de onde teria sido levada para a Espanha e para a Itália. Em Veneza, teria nascido a moda de empanar pedaços de carne e outros alimentos com folhas de ouro. Em 1514, quando a prática foi proibida, os cozinheiros encontraram um substituto à técnica no empanado com migalhas de pão, que ganha um brilho dourado após a fritura.

 

Vamos à receita

Ingredientes:

500 g de Filé de Porco.
Pimenta do reino e sal para temperar.
2dentes de alho amassados .
2 ovos.
200g de Farinha de rosca.
200g de Farinha de trigo.
Óleo para fritar.

Preparo:
Bata os ovos com um garfo e tempere-os com sal e pimenta do reino a gosto. Reserve. Coloque metade da quantidade das farinhas (de rosca e trigo) separadas em pratos grandes. O restante será utilizado caso precise de mais para empanar os filés. Bata os filés com um batedor de carnes até eles ficarem fininhos. Cuidado parar não despedaçar a carne. Tempere os dois lados com sal, pimenta e alho e separe. Você também pode temperar com um pouco de ervas picadas como salsinha e cebolinha. Para a primeira camada da empanada, passe os filés na farinha de trigo. Certifique-se que a farinha tenha coberto o todo filé.
Passe então os filés nos ovos, com cuidado. Fique atento para que o ovo envolva toda a carne. A última camada é a de farinha de rosca. Empane cada filé e separe. Aqui vale a dica da batidinha da carne para a farinha de rosca ficar mais compacta, assim não faz tanto farelo no óleo que acaba queimando e deste modo os filés ficam completamente empanados.
Na frigideira, coloque o óleo para esquentar, quando estiver quente um por um, frite os filés até ficarem dourados em ambos os lados. Deixe os filés secando em um prato com folhas de papel toalha para absorver o óleo em excesso. Por fim, sirva essa delícia ainda quente com os acompanhamentos sugeridos.

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo