Sechium edule

Facebook
WhatsApp

Sechium edule é uma hortaliça-fruto, ou seja, um vegetal da categoria dos frutos conhecido pelos nomes comuns de chuchu, machucho, caiota (Açores) e pimpinela (ilha da Madeira). Sua origem é atribuída à América central em países como Costa Rica e Panamá. Foi registrada pela primeira vez pelo botânico Patrick Brownw em 1756. Segundo alguns historiadores, essa hortaliça-fruto já era cultivada no Caribe à época do descobrimento da América. É uma trepadeira herbácea da família das cucurbitáceas. De fácil digestão, rica em fibras e pobre em calorias, bom para um regime alimentar. Na Madeira, é conhecida por pepinela ou pimpinela e faz parte da gastronomia local, sendo normalmente cozida com feijão com casca, batatas e maçarocas de ilho para acompanhar pratos de peixe, normalmente caldeiradas. O chuchu é uma cucurbitácia, tal como o pepino, abóboras, melão e melancia. Do chuchu nada é desperdiçado: pode-se consumir as folhas, brotos e raízes da planta, depois de devidamente lavados. Os brotos refogados são ricos em vitaminas B e C e sais minerais como calcio, ferro e fósforo. Possui uma grande gama de frutos quanto à forma, tamanho e cor. Estes podem ser arredondados ou terem a forma de pêra, mais comumente encontrada nas feiras e quitandas. A casca pode ser lisa ou com espinhos, conforme a espécie, sua cor varia do branco ao verde bem escuro. No mercado há preferência pelos frutos de casca verde-clara, sem espinhos, com tamanho de 12 a 18 cm de comprimento (fruto graúdo) e 7 a 10 cm (fruto miúdo). Pode-se encontrá-lo já descascado, cortado em cubos e embalado com filmes de plástico, ao natural ou pré-cozidos em mercados e locais de grande acesso público. Sempre deve-se certificar de que esse produto esteja exposto em gôndolas refrigeradas para garantir a sua adequada conservação, pois quando mantido em condição ambiente, estraga-se rapidamente. Os melhores preços de chuchu ocorrem entre os meses de junho a outubro.
Para conservá-lo, deve-se mantê-lo em condição ambiente entre 3 a 5 dias depois de colhidos, pois murcham muito rapidamente. Podemos conservá-lo por maior tempo entre 6 a 8 dias, na parte de baixo da geladeira, embalados em saco de plástico, caso contrário queimam-se com o frio pois são sensíveis a temperaturas baixas. O produto já descascado e picado conserva-se por até 3 dias após seu preparo, desde que mantido embalado em vasilha tampada ou em saco de plástico, na gaveta inferior da geladeira. Para consumi-los não se deve comê-los crus, pois são duros para mastigar e quando os cortamos e o descascamos crus, deve-se fazê-lo em baixo de água corrente pois estes têm um líquido que gruda nas mãos. Podem ser cozidos e refogados, pode-se transformá-los em cremes, sopas, suflês, bolo ou salada fria. Para consumo como refogado ou salada, deve-se escolher os frutos mais novos e menores e com casca brilhante. Quando os frutos estão maduros, com a parte de baixo se abrindo, são excelentes para a elaboração de suflês, pois são mais consistentes e têm mais fibra. A casca pode ser removida antes ou após o cozimento. Quando os frutos estão bem novos podem ser consumidos com casca e miolo.

 

Vamos aprender?

Chuchu gratinado com presunto e queijo
Ingredientes:
– 3 chuchus.
– 200g de presunto cortado em cubinhos.
– 200g de muçarela cortada em cubinhos.
– Salsa e cebolinha quanto baste.
– Sal e pimenta do reino a gosto.
– 3 ovos.
– 1 xícara de chá de leite.
– 1 xícara de cha de creme de leite.
– 1 xícara de chá de queijo parmesão ralado.
Preparo:
Descasque os chuchus e corte em fatias bem finas. Em um refratário, untado com margarina, distribua o chuchu e o presunto e a muçarela, tempere com o sal, a pimenta e a salsa. No liquidificador, bata os ovos, o leite, o creme de leite e a metade do parmesão. Despeje sobre o chuchu com o presunto e muçarela, polvilhe com o restante do parmesão e farinha de rosca e leve ao forno preaquecido a 220ºC durante 25 minutos ou até dourar. Sirva em seguida com arroz branco. Bom apetite!

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na