Semana 87

Facebook
WhatsApp

Olá meu povo! Já estou em território mexicano! Cruzei a fronteira com um sentimento muito melhor, depois de agradecer, não tem como não se sentir bem. A gratidão é o grande segredo da felicidade…. e então fui direto pra rodoviária de Chetumal, onde peguei um ônibus pra Cancun, que estava a quase 400km de lá. Cheguei um dia antes da chegada do Léo, ansioso. Parecia um sonho saber que meu grande parceiro iria chegar naquele paraíso e que ainda teríamos 38 dias de viagem juntos. Fui pro aeroporto sentindo uma imensa felicidade, passei a tarde inteira esperando o avião chegar, e quando ele apareceu na minha frente a baixaria tomou conta do aeroporto. As vozes não podiam se expressar em baixo volume e os abraços eram incontroláveis…E a partir daí começa a nossa inesquecível viagem por terras mexicanas.

betao Pra começar, passamos uma semana na Riviera Maia, região de praias paradisíacas, ruínas Maias e Cenotes (lagoas cristalinas metidas dentro de cavernas). Foram quatro dias em Tulum, dois em Isla Mujeres e uma noite em Cancun. Dias de pura comemoração por tudo aquilo, parecia mentira que eu estava vendo aquele cara, ali, na minha frente, falando besteira o dia inteiro, tomando cerveja, de sunga, com areia até nos dentes.
Logo pegamos um ônibus até o outro lado do país, mais de 20 horas de viagem até chegar numa linda cidade chamada San Cristobal de las Casas, no estado de Chiapas. Cidade totalmente colonial, onde começamos a sentir o cheiro da cultura mexicana em sua mais pura essência. Além disso, em San Cristobal aconteceu um fato histórico: um encontro de quator ciclistas brasileiros, e isso é raríssimo. Encontrei pouquíssimos brasileiros de bicicleta em toda a viagem, e de repente, se juntam quatro na mesma cidade. Ao meu lado estavam: Leonardo Ferreira (o mais novo cicloviajante), Alberto Maschio (Que saiu de Curitiba há um ano e três meses) e André Fatini (que saiu do Alaska há 13 meses, e está descendo rumo a sua casa em São Paulo). Dias de muita risada, histórias e troca de informações. Nos despedimos e finalmente começamos nosso pedal juntos, eu, Leonardo, Leonardo e eu.
Deixamos a cidade a uma da tarde, e logo nos primeiros três quilômetros, vimos que grandes nuvens negras e carregadas se aproximavam da cidade, mas seguimos sem que nenhuma gota pingasse em nossa cabeça. Subimos até o topo da nossa primeira montanha e para abrir o pedal com chave de ouro, uma descida de 70 deliciosos quilômetros. Chegamos no nosso destino, uma cidadezinha chamada Chiapas de Corzo e logo soubemos de uma novidade, ou melhor, o resultado das nuvens carregadas: um mini-furacão passou por São Cristobal, as duas da tarde, exatamente uma hora depois que fomos embora. E tenho mais detalhes: O hostel em que estávamos hospedados foi destelhado. Nada grave, o México já está acostumado com esses furacões, mas que grande benção não? tartaruga
Em Chiapas de Corzo armamos a barraca às margens do rio que cruza a cidade, num lugar super tranquilo. Cozinhamos o banquete ali mesmo, com cerveja e muita risada. Risada gerada porque o Leo é uma das figuras mais engraçadas que já tive o prazer de conhecer, e nesse dia ele passou dos limites. Antes de começar a cozinhar o macarrão, ainda estávamos cortando os legumes e ele ficou encarregado de cortar uma pimenta, das bravas. Sem lavar as mãos o espertão foi fazer xixi no rio. Pronto, começou a gritaria. O menino não se aguentava de ardor em seu precioso órgão. E grita, e joga água, e assopra, até que ele finalmente resolveu entrar no rio de roupa e tudo…saiu até fumaça, mas sarou.
Dormimos com dor na barriga de tanto rir, acordamos, fizemos um passeio de barco pelo espetacular Cañon del Sumidero e no fim da tarde seguimos viagem. Pedalamos só 10 km até chegar na capital do estado, Tuxtla Gutierrez, onde chegamos já de noite e fomos pra casa do Victor. O Victor é primo de uma mexicana chamada Rosanna, e a Rosanna, por sua vez, é uma mexicana que eu nunca vi na vida. Ela foi morar no Brasil, na mesma cidade onde eu estudei, e lá ficou sabendo da viagem e entrou em contato comigo. Que coisa boa viajar com essa tal internet que nos abre tantas portas.
Ficamos só uma noite no quarto do Victor e no outro dia nos mudamos pra um hostel. Passamos o final de semana na capital e seguimos, rumo a uma cidade chamada Cintalapa, onde chegamos e fomos direto pra praça central, onde armamos a barraca. Cozinhamos ali mesmo, tomamos banho num hotelzinho ao lado e dormimos com muita, muita chuva. No dia seguinte seguimos viagem rumo a Santo Domingo Zanatepec, mas não conseguimos chegar até lá, graças a uma lagoa maravilhosa que apareceu no meio do caminho, a “Laguna de los Niños Heroes”. Já estávamos cansados, então sem pensar duas vezes, paramos ali, descemos para a beira da lagoa e armamos a barraca. Tivemos o apoio da família da dona do restaurante que existe por ali, que nos liberou o espaço pra guardar as coisas e usar o banheiro. Muito obrigado Miranda, Emmar, Jose e Rosendo, pela ajuda, pela boa música e por compartilhar desse momento com a gente.
Antes de dormir, um vento fortíssimo balançou a barraca e deixou os dois marmanjos com medo de que fosse furacão, mas fomos fortes (ou mortos de cansaço) e dormimos bem, de conchinha. Na manhã seguinte, tomamos um grande café da manhã junto com a família, aos pés da lagoa, e nos despedimos. Seguimos finalmente rumo a Santo Domingo Zanatepec, onde nos esperava outra família, a do Rodrigo. Mas isso, já é um assunto para o próximo diário.
Fiquem em paz e tenham todos uma excelente semana.
Beto.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na