Sérgio Daniel Sudano: sua história e de sua família

Facebook
WhatsApp

Sérgio Daniel Sudano, nascido em 26 de abril de 1948, em Monte Alto. Filho de Antonio Sudano e Adelina Fusco Sudano, tem como irmãos Paulo Roberto e Antonio Carlos (in memorian).
Em 18 de dezembro de 1976 casou-se com Elizabete Gáspari, tendo-a conhecido no Monte Alto Clube. “Tínhamos uma turma da nossa idade entre elas a Celina Riguete, a Mila, entre outras.
Da união nasceram os filhos Marcelo e Vanessa, e o neto Henrique.
Estudou no “grupão” Dr. Raul; cursou o ginasial no Zacharias e o Científico em Taquaritinga. Após o término do Científico mudou-se para São Paulo e ingressou na Faculdade de Engenharia.

A vida profissional – “Em 1975 iniciei minha vida profissional em Ribeirão Preto como Engenheiro na Construtora Soares Oliveira (a qual não existe mais). Em seguida, fui para a Balbo Construtora, e lá permaneci por muitos anos. Depois, fui para a Construtora Lagoinha, muito famosa na época e quem a dirigia era um amigo, o montealtense José Roberto Carvalho. Algum tempo depois, fui convidado pela Construtora Saite, especialista em fundações de prédios e comecei a vir para Monte Alto, já nos anos 80”.
“Com a ajuda de meus irmãos iniciei algumas obras em Monte Alto. Foi então que vi a necessidade e montei uma empresa só de mão-de-obra para atuar na construção. Participei de inúmeras licitações, e desta forma, nasceu a Construtora Sudano. Hoje, posso dizer que já construí no Estado todo em um raio de 300 quilometros, até na capital – construi casas e prédios na cidade”.

Juventude – “Foi muito boa, embora estivesse fora, vinha sempre para Monte Alto. A gente saia para a região toda e especialmente para Taquaritinga, terra de meu pai e na época, havia uma brincadeira por parte dos taquaritinguenses que diziam:
“Pessoal de Monte Alto, olha o trem chegando (por causa da estação que era parada para quem vinha de São Paulo). E nós brincávamos com eles também dizendo: “A gente vai prender os cavalos (pela fama que Taquaritinga tinha na época de ter muitos ladrões de cavalos), porém, era só brincadeira, gozação sadia”.

O Pai, o famoso Leiloeiro Sudano – “Meu pai gostava muito de festa. Era o Rei Momo de todos os carnavais, o leiloeiro, elogiado pelos concursos de Miss e pioneiro dos concursos que elegiam as Rainhas de Festas. Onde havia uma festa, lá estava meu pai ajudando a coordenar com os festeiros”.

A história do ‘Mil’ nos Leilões – Perguntado a Sérgio sobre o famoso grito de seu pai, o leiloeiro Sudano, que gritava: “Um mil, mil” , disse: “Certa vez, em uma festa na cidade de Taquaritinga, o Cônego Cavaline chamou meu pai para o leilão, e em certo momento, em tom de brincadeira, deram a ele um limão galego, que seria a prenda, e meu pai levou a brincadeira como uma espécie de desafio e passou a leiloar o limão e a prenda atingiu um valor imenso de um mil (não me recordo a moeda da época), porém, era um valor muito alto. Daquele dia em diante, nos leilões em Monte Alto ele gritava um mil, mil e segurava o grito, um mil, mil, mil. Aquele grito chamava a atenção do povo e virou o famoso ‘Mil’ do Sudano leiloeiro”.
“Meu pai fazia festa para a Santa Casa, ali, no fundo do Hospital e para o Asilo e usava o seu famoso grito que se transformou em atração na época em todas as festas: um mil, mil, mil”.
“Meu pai era o Sudano leiloeiro, o meu irmão Paulinho era conhecido como Sudano do Esporte, que foi profissional e jogou em Bauru, também na Ferroviária de Araraquara. O meu irmão Cal, era conhecido e respeitado profissionalmente como Professor Sudano. Hoje, eu tenho a minha Construtora conhecida como a Construtora Sudano de Monte Alto. “Tenho muito orgulho de minha família e do sobrenome que carrego”.

SERTANEJO FAMOSO – “O cantor  Matogrosso, de Vista Alegre do Alto, da dupla Matogrosso e Mathias, disse para você Alenar, em uma entrevista, e também durante uma festa em Taquaritinga, que quando criança, tinha  meu pai Sudano leiloeiro, como ídolo. Ele me disse assim: “Eu ficava em frente ao palco, vendo ele fazer o leilão soltando seu famoso grito: Um mil, mil… eu queria ser igual a ele quando crescesse”.

A política e a criação do PSDB em Monte Alto – “Certo dia, o Trigo era o prefeito de Sertãozinho e convidou-me para ir até lá e você se lembra, Alencar, que te chamei para ir comigo? Para minha felicidade, pois você registrou tudo naquele dia, lembra-se? Lembra-se também, que lá chegando encontramos o Mário Covas, que era Depudado e o Fernando Henrique Cardoso, que na época era Senador? Dois anos após este encontro, o Covas elegeu-se Governador de São Paulo e o Fernando Henrique, Presidente da República e aí, a pedido deles formei a 1ª Provisória do PSDB em Monte Alto, iniciando a filiação do Partido na cidade”.

Mensagem – “Os tempos mudaram! “Estudem sempre, pois a cultura ninguém tirará de vocês. Porém, tem que ter vontade de vencer. Unam a teoria à prática. Trabalhar, trabalhar sempre acreditando em Deus”. 

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na