Sr. Bom Jesus! Dai-nos sempre, Vida Fé e Luz

Facebook
WhatsApp

Bom dia, boa Tarde, boa noite, queridos leitores!
Felicidade veio e ficou. Como estamos felizes!
Dia 18 de novembro de 2022 – dia e noite de alegrias para nós, montealtenses. Alegrias para os paroquianos, pois nesta noite, a Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus, nosso Santuário, recebeu as homenagens em uma Festa grandiosa.
19h30 – o sino bate nos avisando da inesquecível noite. Padre Luiz Gustavo Scombatti, de grande devoção por São Bom Jesus, esteve recebendo a todos de nossa cidade. Vindos de todos os bairros, do centro, espaços de moradores, de cidade vizinhas, dos lugares mais distantes e ou mais próximos, todos em orações ao Bom Jesus.
Foi a Solenidade de Instalação da Basílica Menor desta Igreja que nos acolheu grandemente por muitos e muitos anos. Obrigada, Paroquianos!
Uma pequena histórica vou contar agora:
Construída bem no centro da cidade, a primeira Capela foi feita de madeira e coberta de folhas de coqueiro. Foi edificada por Porfírio Luiz de Alcântara Pimentel, o fundador de nossa Monte Alto. A construção era no lugar onde hoje é a Fonte Nossa Senhora de Lourdes, na Praça Central bem defronte à Matriz.
Devotos do Bom Jesus contribuíram grandemente para que a Capela fosse reformada. Na ampliação contribui também Joaquim Gomes de Oliveira, fazendeiro abastado da região. E no dia 24 de setembro de 1893, a Matriz foi elevada a Santuário Perpétuo. Nela, a imagem do Senhor Bom Jesus de tamanho normal, é doada por Francisco Cabral de Mello. Vários Padres, Vigários, Sacerdotes, por ela passaram. Monte Alto já possuía uma população pequenas, mas com grande devoção.
O primeiro Padre foi José Bento da Costa. Em 1921 foi inaugurado o Santuário Perpétuo e Matriz. A nossa Igreja estava ali. A imagem restaurada em 1998, teve grande reforma, sendo que o altar-mor fora remodelado de acordo com o padrão original. A imagem lá do alto, na frente, sempre linda e majestosa.
No altar a imagem ocupa lugar de destaque no centro, para que os fieis e devotos O vejam e por ELE rezem fervorosamente.
Na parede central do Santuário, na frente, agora Basílica, também o relógio, grande e bem visível, admirado por todos que ali passam – fora doado pelo Prefeito Dr. Raul da Rocha Medeiros, em 2 de janeiro de 1928.
O Santuário, agora Basílica Menor, completa nesta data 141 anos, onde rezamos, oramos, pedimos graças, agradecemos o Sr. Bom Jesus pelos milagres a nós acontecidos. Viva o Senhor Bom Jesus! Viva Monte Alto!
Senhor Bom Jesus é nosso Padroeiro e 6 de agosto é o seu dia. Em todos os anos, de 28 de julho a 6 de agosto acontecem os festejos em sua honra.
E, porque Basílica Menor? Pela sua História Arquitetônica. Fatores para a concessão do título foram a Dimensão da Devoção e Veneração à Imagem do Bom Jesus desde o surgimento da cidade (15/05/1881), pela dimensão da Igreja, que possui traços neogóticos e, internamente, elementos que remetem à Ressurreição, a Pentecostes, ao Cordeiro de Deus, a São Pedro e São Paulo. É grande a participação dos fieis montealtenses nas celebrações religiosas.
“A partir do dia 18, este Templo Sagrado tornou-se Basílica. Não é uma honraria para ser melhor que outras igrejas, mas será um SERVIR mais amplo para todo o Povo de Deus. Parabéns Matriz! Parabéns Povo de Deus!” (palavras do Padre Luiz Gustavo Scombatti).
O tríduo foi emocionante! A Basílica estava lindíssima! Agradecemos a todos que colaboraram (equipe e ao Padre Luiz Gustavo). Flores amarelas exalam perfume de amor, emoção e oração a toda assembleia. O coral divinamente entoou o Hino ao Bom Jesus.
Estamos agradecidos ao Reverendíssimo Dom Eduardo Pinheiro da Silva, nosso Bispo Diocesano – também aos Padres e presentes que ali estiveram nesta noite tão honrosa. Parabéns a todos! Obrigada à Imprensa Falada e Escrita ali presentes. Agradecemos de coração a todos que permitiram que esta noite de oração e gratidão acontecesse com amor!

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na