Tal pai, tal filho

Facebook
WhatsApp

Muitas são as dicas, as experiências e as orientações profissionais a respeito da melhor forma de educar os filhos. Por vezes, o senso comum dita uma regra, os profissionais falam de outras e os pais se perdem na aplicação de tantos conselhos e orientações.
Pesquisas recentes apontam vários aspectos importantes que valem a pena ser considerados e um destes aspectos trata, justamente, da importância da qualidade de vida e investimento dos pais em si mesmos para melhor desenvolvimento dos filhos.
A demonstração de amor e afeto, independente da forma como isto é feito por cada família, ainda é o aspecto mais importante para o desenvolvimento saudável da criança. A criança que se sente amada e que não duvida do sentimento de afeto dos pais, sente-se mais segura para desenvolver todas as etapas e habilidades de seu processo de crescimento. Mas, o fato de demonstrar continuamente amor pelos filhos não impede e não muda o fato de que os pais podem e devem impor limites e regras e ajudar as crianças a lidar com suas perdas e frustrações.
Outro aspecto muito relevante, e que apesar de muitos conhecerem esta verdade é um assunto ainda pouco discutido, é justamente a qualidade de vida dos pais. Saber administrar o estresse e investir em técnicas e recursos que ajudem no desenvolvimento e aprimoramento pessoal dos adultos cuidadores, por exemplo, favorecem o desenvolvimento do autoconhecimento e o da interpretação dos nossos sentimentos e ações aumentando, assim, as chances de cuidarmos bem de nossas crianças.
Por outro lado, manter uma relação conturbada com o cônjuge pode ser extremamente prejudicial, é muito importante para as crianças que elas presenciem gestos de respeito, de perdão, de cuidado e carinho entre as pessoas da família. Aqueles que conseguem manter uma relação saudável com pessoas importantes de suas vidas demonstram para os filhos a importância de manter relações afetivas positivas.
Incentivar a criança a ter autonomia e independência é também aspecto importantíssimo a ser observado pelos pais. Mesmo levando em consideração a dificuldade de muitos em encontrar a medida certa entre a atenção e o cuidado e o incentivo à independência, é fundamental estimular nossos filhos a se tornarem pessoas confiantes e com iniciativa.
Resumindo, o amor continua sendo a fonte principal da educação de qualquer criança seguida pela premissa de que quanto melhores as relações afetivas na família, mais chances os filhos têm de ser felizes, saudáveis e bem-sucedidos.
E qual a receita para se alcançar tal objetivo? Este é o maior desafio na construção da educação de nossos filhos: não há receita, não há mágica e não há roteiro de sucesso, somente o amor, a paciência e a vivência de cada família – aquelas que buscam recursos e se aprimoram a cada dia – pode nos levar a este resultado.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na