Todo mundo precisa de terapia?

Facebook
WhatsApp

Apesar de já termos evoluído muito em tantos aspectos que envolvem a compreensão e a importância de se ter uma boa saúde mental, o preconceito envolvendo está área ainda existe e é muito presente, inclusive, entre os mais jovens.

Profissionais da área ainda ouvem o clássico: não vou fazer terapia/não vou procurar um psiquiatra/não vou ao psicólogo, não sou louco! Ou, não vou contar minha vida para um estranho. Ou, ainda, o terapeuta vai pagar minhas contas?

É preciso entender e rever o conceito da terapia e também os nossos próprios pré-conceitos – aprendidos transgeracionalmente, durante muito tempo, na história do homem – de uma abordagem errada sobre a saúde mental. Porque saúde mental é justamente o que a palavra diz: saúde, não doença. Ter saúde mental é ter equilíbrio na identificação e no gerenciamento de nossas emoções e sentimentos. Ter saúde mental é lidar melhor com as dificuldades do dia a dia, inerentes a vida humana. Ter saúde mental é ter recursos para lidar com os momentos difíceis, com as perdas e frustrações, com os imprevistos da vida. Com as tristezas.

A terapia tanto é imprescindível para ajudar pessoas com transtornos emocionais propriamente ditos, tanto adultos quanto crianças, como também é muito, muito importante e útil para as pessoas ditas normais. Porque terapia se trata de autoconhecimento. A boa terapia te conduz por um processo de autorreflexão e abre caminhos antes não percorridos que irão permitir mudanças que farão diferença para nossas vidas. Toda a diferença.

Terapia é investimento. Deveríamos valorizar este processo assim como valorizamos e investimos, por exemplo, em um curso, em uma academia ou em uma outra aula qualquer. A terapia nos proporciona um olhar diferente além de oferecer recursos e ferramentas práticas que nos ajudam na identificação e correção da forma como pensamos e enxergamos o meio em que estamos, nosso desenvolvimento profissional, nossos relacionamentos, enfim, a nossa vida.

Viu quanta coisa envolve este processo? Quem não conhece a si mesmo, quem não gerencia e equilibra suas próprias emoções e sentimentos dificilmente conseguirá, com saúde e bem-estar, liderar um grupo, trabalhar em uma empresa, estar dentro de uma sala de aula, conviver em família, cuidar de um relacionamento. Terapia pode mudar a sua vida!

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na