Registrando

Dicas práticas para controle da Ansiedade e do Estresse

Facebook
WhatsApp

A ansiedade é uma queixa muito comum. Se já era antes, imaginem agora com tudo o que vivemos de novo e incerto devido aos tempos de pandemia.
Tanto a ansiedade quanto o estresse atingem todas as pessoas, de todas as idades e condições.
Para algumas pessoas, a ansiedade acaba se tornando um sério transtorno emocional e interfere com tanta intensidade nas atividades diárias, nos relacionamentos e na qualidade de vida que é necessário intervir com tratamentos específicos.
Já para outras é menos intensa mas, ainda presente e pode atrapalhar no gerenciamento de situações comuns no dia a dia e também causar sofrimento.
Tanto a ansiedade quanto o estresse, em um nível que podemos chamar de normal, ajuda a nos proteger e a gerenciar os acontecimentos cotidianos. É o excesso de ansiedade e o estresse elevado que nos causam problemas e podem vir a se tornar transtornos emocionais mais graves.
Atitudes simples do dia a dia, com mudanças pequenas na forma de pensar e agir, podem ser de grande ajuda e aliviar estes sentimentos e sensações desagradáveis. Vamos colocar em prática?
1) Viva um dia de cada vez! Apesar de ser impossível deixar de pensar no futuro e nos acontecimentos que virão, é muito importante viver o que temos hoje. Direcionar nosso foco e nossa atenção, sempre que possível, para as situações vividas e compromissos do aqui e agora. Hoje é o que temos. E, por hora, basta-nos fazer o que é esperado para este dia!
2) Respire. A maioria das pessoas muito ansiosas e muito estressadas respiram mal, de forma rápida e superficial, e nem se dão conta disto! Em momentos de muito cansaço, estresse ou em uma crise de ansiedade pare e faça uma pausa de alguns minutos. Se concentre. Respire profunda e lentamente algumas vezes, descansando seu corpo e sua mente. Repita quantas vezes achar necessário.
3) Estabeleça uma rotina saudável. Mesmo que seu dia a dia esteja alterado, mesmo que seus horários e de sua família não estejam muito organizados, estabeleça uma rotina mínima com horários para acordar, comer, trabalhar (principalmente se estiver em home office), fazer uma atividade física, relaxar e dormir. A rotina faz com que nossa mente e nosso corpo se organizem, ajuda a nos sentirmos mais seguros e tranquilos poupando, inclusive, grandes gastos de energia, o que pode levar a fadiga e ao aumento do estresse.
4) Faça, diariamente, algo que você goste. Não tenho tempo! – a maioria de nós dirá. Mas, tempo é uma organização de nossas prioridades! Se hoje não há muito tempo tire dez minutos para fazer algo prazeroso. Se amanhã seu tempo for maior, dedique-se mais à atividade que você escolher. Com mais ou menos possibilidades, habitue-se a oferecer um tempo de presente para você!
5) Encontre o que ajuda a diminuir seu estresse e sua ansiedade e inclua isto em sua vida. Para muitas pessoas, o exercício físico é uma solução. Para outras, pode ser cozinhar, desenvolver uma arte ou ler um livro. A terapia também é um investimento que muitos escolhem para aprender a cuidar dos seus sentimentos e emoções. Busque o que te ajuda e invista nisto! Ninguém pode cuidar melhor de você do que você mesmo!

Caso perceba que, sozinho, você não tem conseguido equilibrar o estresse e a ansiedade em sua vida, não hesite: procure ajuda de um bom profissional da saúde! Existem inúmeras ferramentas e tratamentos que podem ajudar.

 


Dra. Luciene Pugliesi Rebonato, Terapeuta Ocupacional, Especialista em Psicopedagogia Clínica, Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC). Contato: 3242.3493 ou lurebonato@yahoo.com.br