
Desde fevereiro de 2020, Rui Gustavo Camargo Viana é o novo tabelião responsável pelo 1º Tabelionato de Monte Alto. Após aprovação em Concurso Público, que é a única forma de se prover um Cartório (antigamente, a direção era hereditária), Rui escolheu a cidade pela sua aproximação com Jaboticabal, local em que possui familiares. “Tenho 27 anos de idade, sou de São Paulo e meus pais são do meio jurídico; sempre gostei da área de Direito Civil, que é o direito que rege a vida das pessoas. Decidi prestar o Concurso pois acho que o Concurso Público é uma das melhores coisas do País, privilegiando o esforço de cada um. Fui aprovado e com imensa felicidade assumi esse Tabelionato, firmando o compromisso de dar a Monte Alto o melhor serviço que a cidade merece”, comentou.
Centenário, o Cartório foi criado em Monte Alto em 9 de fevereiro de 1896, no dia seguinte à emancipação do município, tendo Herculano do Livramento como o seu primeiro Juiz de Paz; das coincidências do destino, Herculano, hoje, empresta o seu nome à rua onde o prédio está instalado; anteriormente, ficava localizado junto ao Fórum.
Dentre os fatos históricos que ali estão registrados, consta, por exemplo a escritura da aquisição pela Prefeitura do imóvel onde fica o prédio da escola Zacharias; ainda na parte escolar, conta também com a escritura do terreno para a construção da nova Escola do Sesi, dentre outros inúmeros fatos históricos da cidade. “Um fato positivo é que em muitos Cartórios, são encontradas cartas de alforria ou de compra e venda de escravos e, em Monte Alto, e várias da cidade da região, isso não acontece, pois elas já nasceram livres”, comenta Rui.
SERVIÇOS – Segundo Rui, os cartórios são grandes aliados da desburocratização. “Estamos aqui para facilitar a vida das pessoas; por exemplo, você pode fazer a sua separação conjugal, o pacto nupcial, procurações e, principalmente, a escritura de compra e venda de imóveis. Para isso, contamos com uma equipe de seis profissionais altamente capacitados e atentos a todas as necessidades. Além disso, realizamos atos cotidianos como reconhecimento de firma e autenticação de cópias, que dão segurança jurídica aos negócios e indivíduos”. Uma novidade, muito impulsionada pela atual situação do país, são os atos eletrônicos, que ganham validade com a assinatura digital das pessoas. Devido à Pandemia do Novo Coronavírus, os serviços estão acontecendo em horário reduzido, das 9 às 13 horas, com todas das precauções necessárias junto às normas sanitárias exigidas. O Cartório conta também com página no Facebook e Instagran @1tabeliaomontealto, e whatsapp: 3242-4102. “Os cartórios existem para proteger as pessoas; sempre seremos imparciais”, finaliza.


