Nos dias 24 e 25 de maio, o Complexo Poliesportivo Baby Barioni será palco de apresentações e competições artísticas, bem como de aulas com profissionais renomados no universo da dança, na terceira edição do Festival de Dança CRIARTE em Monte Alto.
No primeiro dia do evento, sexta-feira, a partir das 19h, acontece a Mostra Livre, com apresentações da ACADES Monte Alto e outros grupos interessados. A entrada é de 1 kg de alimento não perecível. Apesar de não ter caráter competitivo, haverá troféu pela apresentação dos grupos nesta categoria – um por grupo.
No sábado, 25, é a vez dos grupos competirem entre si na Mostra Competitiva. Com as inscrições já encerradas, 62 apresentações de grupos, estúdios e escolas estão confirmadas. O segundo dia de evento tem início às 18h, e o valor da entrada é de R$ 10.
Além das competições, também acontecem três aulas com profissionais de diferentes estilos. Às 10h, a coreógrafa e professora Fran Manson será a responsável por ensinar técnicas do Hip Hop; às 11h, Denise Siqueira, com o Ballet; e o Jazz com Lenon Vitorino, a partir das 13h.
Os três professores também integram a equipe de jurados da Mostra Competitiva ao lado de André RockMaster e Andrea Pivatto, que analisarão as questões técnicas de cada apresentação.
Ainda como parte da programação, a ACADES apresenta a terceira edição do Battle Monte Alto, evento de Hip Hop no qual os competidores competem individualmente no estilo Open Style 1×1. A iniciativa foi viabilizada por meio da Lei Paulo Gustavo e acontece às 14h30, na pista de skate do Complexo Esportivo Baby Barioni.
O evento é uma realização da ACADES Monte Alto, com direção de Jhonatas Fidelis, e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Monte Alto, Secretaria de Cultura e Turismo, Secretaria de Educação e do vereador Murilo Jácomo.
Os grupos de Monte Alto já confirmados no evento são: Studio Thea Dança, Star Dance, Mete Dança, Guetho Brothers, Urban Crew, Urban Woman e ACADES.
A cidade também deve receber grupos de Ribeirão Preto, Taquaritinga, Catanduva, Guariba, Serrana, Barretos, Matão, Araraquara, São José do Rio Preto e Guatapará.