Aprovado Projeto que cria um programa de assistência a romeiros e às peregrinações

Iniciativa visa dar suporte aos peregrinos que partem rumo ao Santuário da Virgem Montesina, oferecendo estrutura com alimentação, medicamentos, entre outros
O diretor de Turismo, Renan Petrasso e o presidente da Câmara, Thiago Cetroni (Foto: Ronaldo Maguetas)

De autoria do presidente da Câmara Municipal, Prof. Me. Thiago Cetroni, o Projeto de Lei nº 180/22, que dispõe sobre a assistência aos romeiros e suporte a peregrinações religiosas em Monte Alto, foi aprovado, por unanimidade, na 78ª sessão Ordinária.

Renan Petrasso, diretor de Turismo, esteve no plenário do Legislativo, onde acompanhou a discussão e votação do Projeto, cuja iniciativa rendeu elogios dos vereadores Baltazar Garcia e Donizete Morelli.

O projeto, a ser desenvolvido em conjunto com a Secretaria de Turismo e Cultura, e apoio das demais pastas, institui o Programa de Assistência a Romeiros no trajeto a manifestações populares da tradição cultural do município e região.

Dentro deste programa, Monte Alto poderá promover a montagem, manutenção e desmontagem da barraca de assistência aos romeiros; o preparo e limpeza do local; fornecimento de alimentação e água; equipamentos de proteção individual, medicamentos, material de limpeza e ambulância 24 horas.

Além disso, o município poderá adquirir, disponibilizar ou contratar material, pessoal e transporte; instalar banheiros químicos; organizar voluntários que estejam aptos a participar do programa e apoiá-los, sem qualquer remuneração ou vínculo empregatício por parte do Poder Público; fomentar a prestação de serviços de transporte coletivo para o retorno dos romeiros; promover campanhas de conscientização para uma maior segurança dos romeiros, dentre outras iniciativas.

“O município poderá promover parcerias, mediante convênios ou ajustes, com organismos governamentais e não governamentais, para o desenvolvimento do Programa”, destaca o parlamentar. Segundo o projeto do vereador, a Diretoria de Turismo será a responsável pelo planejamento das atividades e da coordenação geral do programa. Ficará a cargo das Secretaria de Turismo e Cultura e Infraestrutura e Serviços Públicos o desenvolvimento de atividades operacionais.

Cetroni ressalta que a peregrinação dos romeiros ao Santuário de Nossa Senhora da Conceição Montesina, no Distrito de Aparecida, já é uma tradição no município. “A fim de proporcionar o incentivo a tal manifestação e garantir a segurança e o bem-estar de todos os romeiros, entende-se ser de competência do município, zelar e proporcionar condições dignas para os peregrinos durante o trajeto”, explica.

O parlamentar incorporou no Projeto a manifestação da Secretaria de Turismo e Cultura, que aprovou, declarando ser uma norma relevante e essencial às atividades de peregrinação turística e religiosa.

Registrando

PRIMEIRA DERROTA

O MAC foi apresentado à sua primeira derrota na Taça EPTV de Futsal. Na noite de segunda-feira, 6, o time

SUCESSO

Em mais um ano, Weder Alves, organizador do Monte Alto Rodeio Show, comemora o sucesso do evento realizado entre os

HOMENAGEM

Para celebrar o dia das Mães, a diretoria da ACIMA se fez presente defronte ao banco Santander no sábado, 11,

EXPRESSIVA DATA

A atriz montealtense Analice Pierre e seu marido, Rafael Carandina, celebraram 11 anos de união no dia 11 de maio

FESTA

Desde o dia 4 de maio, a Paróquia Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima está em festa. E tudo