

Com o apoio do CREA-SP, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Monte Alto – AEAA-MA promoveu entre os dias 1 a 4 de junho, o 1º Fórum do Meio Ambiente, que teve transmissão online através dos canais da Associação no Facebook e Youtube (@aeaamontealto).“Este evento estava agendado desde o meio do ano passado e seria presencial. Em virtude das determinações governamentais por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19) tivemos que nos adequar e realizar o evento de forma online, sem a presença do público”, explica o presidente da AEAA-MA, Engenheiro Químico e de Segurança do Trabalho Francisco Innocencio Pereira. “Tivemos a satisfação de ter milhares de acessos em todos os dias de transmissão. Avaliamos que o resultado foi muito bom”, complementou Innocencio.
Quatro palestrantes discutiram temas atuais ligados ao Meio Ambiente. Na segunda-feira, dia 1, o Engenheiro Agrônomo Antonio Jesus Peroni falou sobre Lixo Reciclável. O palestrante destacou que a produção do lixo no Brasil cresce mais que a capacidade para lidar com os resíduos. “Hoje uma pessoa produz aproximadamente 387 Kg de lixo por ano”, explicou Peroni.

No segundo dia do Fórum, o tema abordado pelo Engenheiro Agrônomo Ernani Lazarin foi “Arborização Urbana. Foram apresentadas várias espécies de árvores ideais para o plantio em calçadas e a forma correta de se realizar a poda.O Engenheiro de Controle e Automação José Antonio Zanella discorreu, no terceiro dia, sobre a “Geração de Energia e Sustentabilidade’, destacando a Energia Fotovoltaica, que tem sido muito aplicada ultimamente.
Finalizando o evento, na quinta-feira, dia 4, o presidente da AEAA-MA, Eng. Francisco Innocencio Pereira apresentou o tema “Desperdício na construção civil e impacto no Meio Ambiente”. A palestra ilustrou as muitas perdas existentes no processo de construção.
A Associação agradece mais uma vez o apoio do CREA-SP, que busca fomentar o aperfeiçoamento e a capacitação dos profissionais envolvidos no sistema.
