Atualização de Lei municipal facilita pagamento do “Habite-se”

Agora, o valor do débito pode ser dividido em até 12 parcelas mensais, iguais e sucessivas

A Câmara aprovou, por unanimidade, na 76ª sessão Ordinária, o Projeto de Lei Complementar nº 28/2022, de autoria do presidente da Casa, Prof. Me. Thiago Cetroni, que altera a redação e acrescenta dispositivos no artigo 34 da Lei Municipal nº 1563, de 6 de dezembro de 1989.

Foram incluídos, dessa forma, mais três parágrafos no mesmo artigo, a fim de atualizar a lei vigente há mais de trinta anos, possibilitando o parcelamento dos impostos ao contribuinte que busca obter o “Habite-se” de seu imóvel.

No ato do requerimento da expedição, havendo débito a ser recolhido a título de tributo, o órgão municipal competente disponibilizará guia para pagamento. O valor do débito poderá ser pago em até 12 parcelas mensais, iguais e sucessivas, ficando a expedição do competente documento de “Habite-se” vinculada à exibição da prova de recolhimento da primeira parcela dos tributos devidos.

Caso não haja o pagamento de qualquer das prestações dentro de seus respectivos prazos, será acarretada a inscrição do débito em dívida ativa, com multa, incidência de juros e correção monetária, seguida por procedimentos legais de cobrança, por via administrativa ou ajuizamento de ação de execução fiscal.

Segundo Cetroni, a lei, com mais de trinta anos, impede a regularização dos imóveis de seus proprietários em muitos casos. “Através deste Projeto, o objetivo é que seja possibilitado o pagamento parcelado do respectivo montante, com o intuito de permitir que o responsável solidário que deseje regularizar seu imóvel tenha condições de cumprir com a sua obrigação relativa ao recolhimento do ISSQN incidente sobre tais serviços”, explica.

Ainda de acordo com ele, o incluso Projeto de Lei, além de permitir a regularização dos imóveis que se encontram em construções irregulares, também desencadeará o correto lançamento do IPTU incidente sobre eles.

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na