AVC (Acidente Vascular Cerebral) mata 100 mil pessoas por ano no Brasil

Medicamentos podem impedir mortes e sequelas se usados em até quatro horas. Corrida e caminhada marcam dia de combate ao AVC

Medicamentos podem impedir mortes e sequelas se usados em até quatro horas.

Corrida e caminhada marcam dia de combate ao AVC

 

 

 

                O Acidente Vascular Cerebral (AVC) é a principal causa de morte no Brasil e de incapacidade no mundo. Segundo o Ministério da Saúde, a cada 5 minutos um brasileiro morre em decorrência do AVC, contabilizando mais de 100 mil mortes por ano.
                  Estima-se que 17 milhões de AVCs irão afetar as pessoas em todo o mundo, causando mudanças imediatas e devastadoras na vida daqueles que sofrem o AVC e das pessoas mais próximas a eles. Mas a boa notícia é que o problema pode ser evitado, pois as causas que levam o indivíduo a sofrer um AVC como hipertensão, colesterol, tabagismo e sedentarismo são conhecidas e felizmente podem ser tratadas, inclusive evitadas.
                 Além disso, o AVC já tem tratamento. Existem medicamentos que quando administrados logo após o início dos sintomas – até quatro horas – podem restabelecer a circulação cerebral, evitando assim sequelas e mortes. Neste momento, o desconhecimento sobre a doença no Brasil é o maior obstáculo ao seu tratamento.
               CAMPANHA – Chamando a atenção da população sobre o problema, a Rede Brasil AVC realiza de 27 de outubro a 2 de novembro, a Campanha Nacional de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC). O objetivo da campanha é colocar o AVC como tema central da agenda global de Saúde. 
            Em Ribeirão Preto, a campanha começa dia 29 de outubro, (Dia Mundial do AVC) com uma programação especial, na Praça XV de novembro, das 8h às 17h, com orientações à população sobre os fatores de risco da doença. Os profissionais de saúde do Hospital das Clínicas e alunos da Liga de Neurologia da FMRP-USP estarão distribuindo panfletos informativos, realizando teste de glicemia, aferição da pressão arterial e tirando dúvidas da população sobre o AVC, orientando como prevenir e adotar uma alimentação saudável.
        O evento é promovido pelo Departamento de Neurociências e Ciências do Comportamento da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP) em parceria com a Rede Brasil AVC.
No próximo dia 31 de outubro, a partir das 13h, será realizado no auditório do Centro de Convenções de Ribeirão Preto, o “III Simpósio Internacional do Dia Mundial do AVC, que contará com a participação via teleconferência de palestrantes internacionais do Hospital Geral de Massachusetts (EUA), Universidade de Utrecht (Holanda) e Universidade de Toronto (Canadá), além de médicos do Hospital das Clínicas de Porto Alegre e de Ribeirão Preto que discutirão atualizações da prevenção, tratamento e reabilitação do AVC.
          No dia 1 de novembro, sábado, haverá uma caminhada e corrida de Combate ao AVC. O evento terá dois percursos: 5 km (corrida) e 2,5 km (caminhada), aberta à população.  A saída será às 8h, na Praça Matheus Nader Nemer (Praça das Bicicletas), localizada na Rua Chile, 1568.  Além disso, será aferida a pressão arterial, medida a glicemia, conscientização e distribuição de material informativo ao público.
                Com o lema "eu me importo" ("Because I care"), a Campanha Mundial de AVC pretende melhorar o atendimento e diminuir o número de mortes e sequelas da doença, que é tão prevalente e pouco conhecida pelos brasileiros.

 

informações: Assessoria de imprensa HC de Ribeirão Preto

Registrando

VISITA

Monte Alto recebeu uma visita especial no último fim de semana. 28 membros de uma colônia japonesa da cidade de

CHEIA DE CHARME

Hoje, 3, é dia de festa na casa da advogada Camila Cavarzere Durigan e do empresário Wanderson Boer. A filha

PREPARANDO

A 143ª Festa em Louvor ao Senhor Bom Jesus, conhecida como a “Festa onde os Amigos se encontram”, começa a

NA SUÍÇA

Pela 2E Ligue, da Suíça – considerada uma das vitrines para os principais times do país –, o F.C Bosna

NA AGRISHOW

Por mais um ano, a FBB, empresa que tem forte participação nos mercados de Fundição e Agrícola, está presente na