Bicicletas vêm se tornando uma tendência mundial durante a pandemia

Empresária destaca as mudanças e dá dicas para os apaixonados pelo esporte

 

Simples, prática e eficiente, a bicicleta é um meio de transporte utilizado por milhões de pessoas a cada dia, seja por lazer, trabalho ou atividade física; em tempos de pandemia, a sua utilização ganhou um plus, seja para ir ao trabalho ou para desestressar aos finais de semana. Em Monte Alto, a realidade não é diferente.

“Durante a pandemia houve um aumento significativo no número de ciclistas, pois as pessoas querem sair da aglomeração, esfriar a cabeça e praticar uma atividade física”, destaca a ciclista e empresária Andrea Sakoda Telles, da Pit Bikes. “Segundo estudos, cidades onde não há incentivo para o uso da bicicleta, o percentual de ciclistas aumentou em torno de 2%; já, em cidades onde há incentivo ao uso, como segurança, ciclovias e locais para estacionamento, esse número chega a 5%”, acrescenta.

Sobre Monte Alto, Andrea destaca, no entanto, que falta uma política pública voltada para os ciclistas e incentivo ao uso da bicicleta. “Pois eles dividem o espaço no trânsito com carros, que muitas vezes não respeitam 1,5m de distância ao ultrapassar, além de não encontrarem locais seguros para estacionar, sem contar que, em relação à ciclovia, ainda não foi implantada nenhuma na cidade, apenas ciclofaixas”.

“Na Europa, muitos países estão dando incentivo financeiro para quem quer comprar uma bicicleta ou mesmo consertar. A Suíça está dando R$3.100,00 para quem comprar uma bicicleta. Aqui no Brasil as coisas estão mudando, percebemos pelo fato de lojas e oficinas de bicicleta ficarem abertas durante a pandemia por que foram decretados pelo Governo do Estado como serviço essencial, mas falta muito ainda para que o Governo melhore a vida de quem pedala e incentive o uso da bicicleta”, ressalta.

EQUIPAMENTOS – Andréa também respondeu sobre o melhor tipo de bicicleta para quem quer começar no esporte. “Quem quer começar no esporte, tem que saber se vai ser um ciclista urbano ou se vai sair para pedalar em estrada de terra ou pista, pois o modelo de bicicleta muda. Muitas vezes a pessoa fica decepcionada por comprar um modelo que não seja adequado, por isso, antes de comprar é importante ter em mente onde pretende pedalar e, assim, encontrar qual modelo é indicado”. E acrescenta: “em estrada de terra é importante ter no mínimo uma bicicleta 24 marchas e um amortecedor dianteiro adequado para não ocorrer acidente; sempre sair acompanhado e levar água e algo para comer se for em lugares distantes”.

Registrando

ATENÇÃO – MÃO ÚNICA

Desde a segunda-feira, 8, o sentido de direção da Rua Paschoale di Madeo foi alterado. A informação veio do Departamento

ENTRE AMIGOS

Desde sua inauguração, as quadras do Match Point Armazém, espaço anexo ao ‘Quintal’, vêm reunindo amantes do Beach Tênnis e

PRIMEIRO ANINHO

No dia 5 de abril, a psicóloga Ana Clara Ulian Ivok e o advogado Stéfano Vieira comemoraram o primeiro aniversário

NIVER DELES

E as comemorações na família Ivok não param. Amanhã, 13, quem completa idade nova é a vovó Bernadete, e na

LEITURA

O Colégio Visão/Anglo prepara mais uma edição de sua tradicional Feira do Livro. O evento, que todos os anos traz