Câmara aprova projeto que coloca “Julho Cinza” no calendário de eventos e comemorações

Iniciativa visa combater as fake news, promovendo ações educativas que estimulem a não reprodução desse tipo de conteúdo, além de apresentar maneiras de coibir estas notícias

De autoria do vereador Dr. Fabrício Nogales, a Câmara Municipal aprovou o Projeto de Lei nº 32/2023, que institui no calendário de datas comemorativas e eventos de Monte Alto o “Julho Cinza”, voltado à conscientização, orientação e combate às fake news.

O projeto baseia-se na promoção de ações educativas, que tragam ao conhecimento da população maneiras de inibir e combater as notícias falsas, evitando sua propagação. Desse modo, será possível trazer mais visibilidade ao tema, estimulando a não reprodução desse tipo de mensagem.

Segundo Nogales, quando divulgadas, as fake news causam danos imensuráveis e irreparáveis na vida íntima das pessoas e que, apenas aqueles que são vítimas de tais mensagens, sabem os danos que elas causam.

“As vítimas deixam de interagir com as pessoas, se retraem, se excluem, chegando ao ponto uma depressão profunda, o que pode começar com algo pequeno em um grupo de WhatsApp, ou uma página na internet, pode acabar com a vida de pessoas, e mudá-la para sempre”, acrescenta Fabrício Nogales.

“Portanto, avalie o endereço e verifique se o site é confiável. Também veja se outros conteúdos do site também são duvidosos. Preste atenção na data da publicação, verificando se a notícia ainda é relevante e está atualizada. Leia mais que só o título e o subtítulo, leia a notícia até o fim”, destaca o parlamentar.

Ainda de acordo com ele, a prática de criar e divulgar as notícias falsas é um ato perigoso pelo fato de que compartilhar informações inverídicas, fotos e vídeos manipulados e publicações de caráter duvidoso, pode trazer um enorme risco à saúde pública, bem como propagar o preconceito e resultar em mortes.

”Duvide se você receber uma notícia bombástica que não esteja em outros sites de notícia. Só compartilhe após checar se a informação é correta. Não compartilhe conteúdo por impulso. Você é responsável pelo que você compartilha”, finaliza o vereador.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para