
Implantada em maio de 2019 por uma iniciativa do vereador professor Thiago Cetroni, a campanha de Coleta de Cartelas de Medicamentos tem o objetivo de incentivar o descarte correto e reciclagem das cartelas vazias de medicamentos, tendo como ponto de coleta a sede do Poder Legislativo. Com o interesse e participação da população, em julho do mesmo ano a campanha passou a integrar o programa de Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde, implantado nas Unidades Básicas de Saúde; e por meio da instalação de caixas coletoras, esses departamentos públicos também passaram a ser ponto de coleta deste material.
A ação socioambiental do mandato do vereador foi bem acolhida pela população e se mostrou um sucesso. Em agosto deste ano, algumas farmácias particulares adotaram a campanha e passaram a contribuir com a coleta do material que é enviado, de tempos em tempos, para empresa especializada na reciclagem deste tipo de produto.
O parlamentar lembra que, por meio da reciclagem das cartelas, é possível, além da preservação do Meio Ambiente, uma economia para os cofres públicos, já que todo esse material quando deixado no lixo comum acaba sendo pesado e pago pela municipalidade para seu descarte.
“Quero, mais uma vez, convidar à população montealtense para participar desta campanha levando suas cartelas, sem medicamentos, para um dos pontos de coletas, pois assim estaremos contribuindo para a sustentabilidade do nosso município e do nosso planeta”, completou Cetroni.
Os pontos de coleta são as Unidades Básicas de Saúde, Farmácia, Câmara e Prefeitura Municipal e, também, nas farmácias particulares que aderiram à campanha: Drogaria Total – Drogralita, Multidrogas Farmacenter, Drogaria Pharmaran, Farmácia Mãe Natureza e Drogaria do Sistema Vida de Saúde.