Mais de 40 mil postos estiveram abertos em todo o país no sábado, 17 de outubro, para o “Dia D” de mobilização da Campanha Nacional de Multivacinação, do Ministério da Saúde, com foco na atualização das cadernetas e na prevenção da poliomielite. As unidades seguiram todos os protocolos de segurança para evitar contágio da Covid-19.
Quem não compareceu à unidade de saúde, tem até o dia 30 de outubro para atualizar as vacinas. A meta é imunizar 11,2 mil crianças de um ano a menor de cinco anos de idade contra a poliomielite, além de atualizar a caderneta dos menores de 15 anos em todo o país, até o fim da campanha.
O Programa Nacional de Imunizações, do Ministério da Saúde, oferece, atualmente, 18 vacinas para crianças e adolescentes, incluindo a cobertura de diversas doenças como sarampo, febre amarela, rubéola, caxumba, hepatites A e B. “É muito importante que os pais e as mães levem suas crianças no posto. Precisamos manter a carteira de vacinação em dia para garantir o futuro do nosso país. É muito importante que consigamos manter a cobertura vacinal das nossas crianças e adolescentes. Temos um programa nacional de imunização que cobre todo o país com todas as vacinas necessárias”, alertou a vice-diretora de qualidade de Bio-Manguinhos/Fiocruz, Rosane Cuber.
Em Monte Alto, as Unidades de Saúde onde estão disponíveis as vacinas, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas, são: PSF Acácio de Oliveira Nunes, UBS Ezidio Pelloso, UBS João Thiago de Camargo, UBS Dr. José Ignácio Grellet, UBS Dr. Roberto da Rocha Leão, USF Dr. José Victório Rodrigues e PAM Distrito de Aparecida de Monte Alto. No “Dia D”, todas essas Unidades estiveram abertas das 8 às 16 horas.