No dia 14 de junho comemora-se o Dia Mundial do Doador de Sangue e, além disso, o mês recebe a campanha “Junho Vermelho”, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e incentivá-la em todo o país. No Brasil, menos de 2% da população é doadora de sangue – o ideal seria ao menos 3% -, de acordo com o Ministério da Saúde.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus, os estoques de sangue seguem críticos devido à queda significativa no número de doações. Além disso, o mês de junho é tipicamente o período que as temperaturas começam a cair, propiciando aumento da incidência de infecções respiratórias.
Os requisitos para a doação de sangue são: Pessoas em boas condições de saúde com idade entre 16 (autorização do responsável) e 69 anos (sendo que a primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos); Pesar no mínimo 50 kg; Estar devidamente alimentado (evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação); Apresentar documento original com foto, legível e emitido por órgão oficial.
Mais informações em www.hemocentro.fmrp.usp.br/. Se preferir, você pode ligar para o telefone 0800 979 6049 (de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h).
