Com mais de três décadas de vida pública, já passando pelo Legislativo (vereador e presidente da Câmara) e Executivo (vice-prefeito), Júlio Raposo do Amaral Neto está em sua primeira disputa ao Paço Municipal. Vindo de uma família com tradição na política, seu avô Júlio Raposo do Amaral também foi vereador, Julio tem 61 anos de idade, e está em seu sexto mandato na Câmara. Confira, na entrevista abaixo, a resposta para alguns questionamentos feitos ao candidato, como a escolha de seu vice, qual a mudança mais urgente no município, dentre outros.
Jornal O Imparcial: Porque optou para concorrer ao Executivo?
Júlio Raposo: Com mais de 30 anos de vida pública graças à confiança da população de Monte Alto como vereador, presidente da Câmara e vice-prefeito, senti que chegou o momento de pleitear o cargo de Prefeito. Abro um parênteses para dizer que em meu primeiro mandato tive como exemplo o meu avô, Dr. Julio Raposo do Amaral. Ao assumir uma cadeira no Legislativo, em conversa com ele, disse-lhe que queria ser prefeito um dia, e ele sabiamente me deu um conselho: “não pleiteie esse cargo de prefeito por vaidade pessoal, você tem um longo caminho pela frente para adquirir conhecimento e experiência, condição essencial para administrar uma prefeitura e melhorar a vida da população”. Ouvindo seu conselho, me preparei e nesses anos vi as transformações de nossa cidade; fiz parte do processo legislativo ativamente e sei dos anseios da nossa gente, isto é, para onde nossa Monte Alto deve avançar. Durante minha vida pública me preparei, adquiri experiência, tenho contatos políticos importantes tanto no governo do Estado, quanto no Governo Federal, sem dúvida, necessários atualmente para que o prefeito consiga viabilizar projetos para a cidade buscando parcerias, verbas e melhorias.
Jornal O Imparcial: Como foi o processo de escolha do seu Vice e dos Partidos para compor sua coligação?
Júlio Raposo: Realizamos uma coligação para o cargo majoritário com o PSDB, Partido esse que ocupa o Governo do Estado de São Paulo, proporcionando um diálogo direto com o governador para alcance de parcerias, vinda de verbas para melhorias em nossa cidade. Como sou do MDB e pleiteio o cargo de Prefeito nada mais justo que o PSDB indicasse o vice-prefeito. Dentro do quadro do PSDB encontra-se o Dr. Eidhi Kondo, filiado há muito tempo, que se tem o perfil que buscávamos para o cargo de vice, honesto, trabalhador, humano e sempre colaborou para o desenvolvimento da cidade. Foi motivo de muita honra e satisfação quando recebemos o sim do Dr. Eihdi, que antes dessa decisão solicitou esclarecimentos e informações dos nossos propósitos e projetos para Monte Alto. A seriedade, transparência e honestidade com que vamos conduzir a Prefeitura, sem dúvida alguma, foi preponderante para sua aceitação. Quero dizer que é uma honra tê-lo como vice-prefeito.
Jornal O Imparcial: Como você vê a cidade de Monte Alto hoje em dia? Qual a necessidade de mudanças mais urgentes no município?
Júlio Raposo: A nossa Monte Alto infelizmente não está sendo tratada como deveria, vemos praças sujas nos mais diversos bairros da cidade, ruas sujas e com buracos, prédios municipais precisando de reformas urgentes, vejo a ausência de diálogo entre o poder público e a população. Na Saúde, a falta de remédio infelizmente é uma realidade, as pessoas reclamam muito que são maltratadas, reclamam da falta de médicos especialistas em nosso município. Nossa educação precisa ser valorizada novamente, sem a falta de material pedagógico, insuficiência de produtos de limpeza, higiene pessoal e formação com cursos de capacitação de todos os funcionários. É preciso um novo modo de governar, um modo ágil, com profissionalismo, comprometimento e honestidade, tornando a máquina pública mais eficiente na prestação de serviços à população, valorizando o servidor público efetivo. Vejo nossa cidade com potencial enorme, com uma população ordeira, trabalhadora e empreendedora, temos uma agricultura dinâmica, indústrias de dar inveja a qualquer município, temos um comércio competitivo que atende as necessidades da nossa população, enfim, uma cidade próspera.
Jornal O Imparcial: Em caso de vitória, qual a sua primeira ação/ato/projeto que pretende realizar em janeiro de 2021?
Júlio Raposo: Primeiramente agradecer a Deus e à população pela oportunidade, pedindo a proteção e reunir-me com os funcionários efetivos, falar que somos um só time que lutamos a favor da cidade. Fazer um levantamento de todos os contratos e obrigações que a Prefeitura possui em andamento, para providências necessárias garantindo o funcionamento da prefeitura. Agendar com as autoridades Estatual e Federal, iniciando um trabalho de reivindicações de verbas públicas e parcerias.
Jornal O Imparcial: Você já definiu nomes de pessoas que irão compor o seu governo em caso de vitória? Pode citar alguns?
Júlio Raposo: Em hipótese alguma negociamos cargos com pessoas e partidos políticos. Nossa meta é apresentar a melhor proposta para Monte Alto e vencer as eleições, depois disso, pensaremos na formação da equipe junto com meu vice, devendo a escolha ser com base no perfil, competência profissional e formações específicas das áreas. Não decidimos os nomes, acredito que tudo tem seu tempo, e temos muitas pessoas boas, honestas, capacitadas e preparadas em diversos setores do município, além dos próprios funcionários públicos efetivos, que receberão a atenção que tanto merecem.
Jornal O Imparcial: Porque os montealtenses devem votar em você?
Júlio Raposo: Tenho a experiência de mais de 30 anos de mandatos como já mencionei; vivenciei as transformações de nossa cidade e participei ativamente do processo legislativo, sei onde reivindicar, os caminhos que não devem ser adotados, vi muitos gestores errando e acertando, tudo isso somou como grande aprendizado. Dessa forma, estou preparado para ser o futuro prefeito de Monte Alto. Experiência você adquire com a vivência, e ela evita erros e facilita as decisões adequadas a serem tomadas. Administrar a cidade acima de tudo é lidar direta e indiretamente com a vida de mais de 50 mil pessoas, portanto, é uma responsabilidade imensa! Jamais sairia candidato se não me sentisse preparado. Outra questão é que tenho fortes contatos em Brasília; tenho como amigo o Deputado Federal Baleia Rossi, que já contemplou nossa cidade com várias verbas como já elenquei acima. Como Prefeito, farei parcerias ainda mais fortes e outra questão, o Deputado Federal Baleia Rossi, está cotado para ser o próximo Presidente da Câmara dos Deputados, imagine o tanto de recursos que conseguiremos para Monte Alto! Também temos contatos com o Governo Estadual para o envio de verbas e programas para cá. Sou uma pessoa firme em minhas decisões, este negócio de dar tapinha nas costas e não falar nem “sim” ou “não” e nada fazer, decepcionando o munícipe que nos procura não é do meu feitio. Sou aberto ao diálogo transparente e honesto.
Jornal O Imparcial: Suas considerações finais.
Júlio Raposo: Agradeço a toda população que tem me procurado para manifestar apoio, dar sugestões, apontar os problemas que precisam ser revolvidos. Esse é o papel do administrador, o papel do prefeito, saber ouvir e ter atitude para resolver. Quero expressar ainda minha gratidão ao povo de Monte Alto nestes anos de vida pública! Há muito tempo sou cobrado para sair ao Executivo, porém, pela responsabilidade que a função requer, preparei-me nestes anos. Agradeço o apoio que tenho recebido quando coloquei meu nome para prefeito, onde vou sou bem recebido e recebo palavras de incentivo! Quero e muito retribuir em forma de trabalho ininterrupto nos anos deste próximo mandato, defender como nunca o nome de Monte Alto no governo do Estado e governo Federal para o envio de melhorias, tornar a administração pública mais dinâmica, deixar um legado para nossa gente!