Casos de Covid-19 disparam após festas de fim de ano

Apesar do aumento no número de infectados, hospitalizações e óbitos seguem estáveis; Lockdown Inverso e protocolos restritivos foram retomados na cidade

Após meses com baixos índices nos boletins epidemiológicos da Covid-19 divulgados diariamente, a população montealtense assistiu, em questão de dias, os casos dispararem pela cidade.

Durante, praticamente, todo o mês de dezembro, o número de pacientes em tratamento pela doença não passou de quatro. Porém, a partir do dia 23, os números subiram expressivamente; na quinta-feira, 6, foram registradas 644 notificações suspeitas e, de acordo com o último boletim, 826 pacientes estão em tratamento pela Covid-19 – o recorde no município até o momento.

O estouro de casos, em todo o país, pode ser explicado pelos eventos de final de ano e pelo avanço da variante ômicron, a mais transmissiva já observada. Em uma semana, os contágios diários aumentaram em 277% e a média móvel de casos alcançou o maior número desde julho de 2021.

O ritmo acelerado de infecção pelo coronavírus não veio acompanhado do aumento de hospitalizações e óbitos, até o momento. Em Monte Alto, dos 826 casos positivos, apenas um está na UTI e quatro estão na enfermaria; o restante cumpre isolamento domiciliar.

O avanço do vírus levou a Prefeitura a mobilizar uma testagem em massa no Ginásio Baby Barioni, na última semana, visando o não sufocamento da Saúde. Além disso, o Lockdown Inverso – medida adotada na terceira onda da pandemia que objetiva o monitoramento dos positivados – foi retomado com intensidade. A multa para aqueles que descumprirem o isolamento é de R$2.200.

Protocolos foram retomados e alguns eventos foram adiados – como é o caso do Campeonato de Futsal. Em vídeo publicado pela Prefeitura, a prefeita Maria Helena ressaltou que não há previsão de fechamento do comércio, uma vez que não há agravamento dos casos.

Outra preocupação é que a disparada nos casos vem comprometendo o sistema de saúde, uma vez que o atendimento aos infectados tem positivado muitos trabalhadores e prejudicado os serviços prestados em todos os setores, levando à demora no atendimento e exames.

O momento pede cautela e relembra a todos que a pandemia ainda não acabou. É importante seguir se cuidando, com o uso de máscara, álcool em gel e distanciamento, para que a tranquilidade seja alcançada novamente.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para