Monte Alto será palco de mais uma edição do Circuito Sesc de Artes, que acontece no próximo dia 24 de maio, a partir das 17h, na Praça Central. O evento, promovido pelo Sesc São Paulo em parceria com a Prefeitura Municipal, leva uma programação cultural diversificada e gratuita, com destaque para atividades de teatro, música, dança, circo, cinema, literatura, artes visuais, tecnologias e ações de cidadania.
Entre as atrações que o Circuito trará para a cidade, nas artes visuais e tecnologias, está o Coletivo Dell’Arte, de Catanduva, apresenta o Ateliê Móvel – Experiência Mondrian. Inspirado na estética abstrata de Piet Mondrian, o coletivo convida o público a criar livremente obras com tons de vermelho, azul e amarelo. Outra atividade da área ocorre com o artista visual José Carlos Gomes, de Rancharia, que conduz a oficina de Biojoias de Bagaço de Cana. A oficina apresenta a transformação de resíduos em biojoias, incentivando o reaproveitamento, a sustentabilidade e a geração de renda com menor impacto ambiental.
No universo do circo, o espetáculo Indómito da Estúpida Compañía, da Argentina e Uruguai, resgata números clássicos e combina comicidade e tensão. A dupla de artistas interage com o público, unindo habilidades técnicas e diversão. A literatura se manifesta com o Quintal Baobá, do Coletivo Baobá, de Birigui. Inspirada na árvore africana, a ocupação literária e brincante compartilha histórias afro-brasileiras, musicalidades de origem africana e brincadeiras quilombolas.
Na música, a DJ Lu Pequim, de São José do Rio Preto, dedica seu set a músicas criadas por mulheres, abrangendo diversos estilos como a cumbia e o rap. O grupo Zumbiido Afropercussivo, de São Paulo, composto somente por pessoas pretas, apresenta músicas e coreografias autorais inspiradas em danças e musicalidades africanas. O bloco explora a percussão e a corporeidade para promover consciência racial, política e cultural.
No teatro, a intervenção Cordelina, de Odília Nunes, traz uma boneca gigante feita com material vegetal. Ao som de uma sanfona ao vivo, a personagem compartilha mensagens e recita poesias populares do nordeste, comunicando-se por gestos, olhares e palavras.
O evento segue até 21h e, em caso de chuva, será transferido para o Ginásio de Esportes “Baby Barioni”. A entrada é livre e aberta a toda população. Mais informações podem ser conferidas no site oficial: circuito.sescsp.org.br.