Com mais de 100 shows e rodeio internacional, Festa do Peão de Barretos movimenta turismo e negócios em agosto

Capital Nacional do Rodeio, Barretos – a 428 km de São Paulo - recebe a 68º edição do evento que movimenta a região e traz estrelas da música, além das principais competições esportivas do gênero

Por Phábrica de Ideias – Assessoria de Comunicação e relacionamento com a imprensa

Com palcos que recebem grandes nomes da música sertaneja e as principais disputas de rodeio do País nas arenas, a Festa do Peão de Barretos começa no próximo dia 17 de agosto, se estendendo até dia 27 com atrações diárias em um Parque do Peão que totalizará mais de 260 horas de entretenimento. Chegando à sua 68ª edição como o maior espetáculo do gênero na América Latina, deve receber em torno de 900 mil visitas ao longo dos 11 dias no complexo que soma mais de 2 milhões de metros quadrados, impactando a economia e o turismo de toda região.

O evento impacta diferentes setores da região. Para se ter uma ideia, são criados cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos para a Festa acontecer, de acordo com Os Independentes. Já segundo o Centro de Inteligência e Economia do Turismo (CIET), vinculado à Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), a Festa do Peão de 2022 gerou R$ 1,24 bilhão em impacto direto e indireto ao longo de seus 11 dias na região.

 

A Festa

O evento – além de celebrar a música e sediar as finais dos campeonatos nacionais de rodeio e o tradicional Barretos International Rodeo – é ainda reconhecido por manter viva as tradições caipiras e a cultura sertaneja com inúmeras atrações do gênero.

“A Festa do Peão de Barretos tem o dever e o objetivo de enaltecer a cultura sertaneja e movimentar a economia da região, além de alegrar o público com os mais variados shows musicais e de emocionar a multidão com as competições esportivas. Procuramos oferecer uma estrutura completa para que o evento agrade a todos, inclusive as crianças, as famílias, os competidores e todo o público presente”, ressalta Hussein Gemha Junior, presidente de Os Independentes, associação organizadora da Festa do Peão de Barretos.

As atrações musicais vão se apresentar em cinco palcos: Estádio, Amanhecer, Raízes, Culturando e Camping (exclusivo para os hóspedes do local). O evento conta com uma grade de shows diversa, com encontro de gerações e apresentações que são exclusivas. Entre os mais de 100 shows que estão nos dois palcos principais – Estádio e Amanhecer – estão: Chitãozinho & Xororó, Jorge & Mateus, Zé Neto & Cristiano, Bruno & Marrone, Luan Santana, Ana Castela, Simone Mendes,  César Menotti & Fabiano, Zezé di Camargo & Luciano, Clayton & Romário, Hugo & Guilherme, Boate Azul com Gian & Giovani e Edson & Hudson, Matheus & Kauan, Eduardo Costa, Mari Fernandez, Fernando & Sorocaba, João Bosco & Vinicius, Maria Cecília & Rodolfo entre muitos outros. Garantindo que o público curta diferentes gêneros musicais, também vão se apresentar artistas de outros gêneros como Alok, Pedro Sampaio, Dennis, Lozanello, Open Farra, Malifoo, Menos É Mais e outros.

 

Competições esportivas

A Festa do Peão ainda tem as aguardadas competições esportivas que colocam o Brasil no calendário mundial do rodeio. Os maiores atletas do país e também competidores dos Estados Unidos e do México desembarcam na Capital Nacional do Rodeio em busca do título de campeão do evento. No total, mais de 600 competidores devem passar pelas disputas barretenses.

Na Hípica do Parque são realizadas as classificatórias das provas cronometradas (Três Tambores, Team Penning e Ranch Sorting) e no Estádio de Rodeio acontecem as finais dos principais campeonatos do país.

Em 2023, a Festa sedia a final da PBR Brasil (17 a 20/08), a final da Liga Nacional de Rodeio LNR (21 a 23 e 26/08) e o Barretos International Rodeo (24 a 27/08). O campeonato internacional completa 30 anos e engloba as modalidades rodeio em touros, cutiano, sela americana, bareback, três tambores e team penning.

E neste ano, integrando as comemorações dos 30 anos de internacionalização do rodeio, o treinador norte-americano criador do método doma racional, Monty Roberts, vai participar do evento pela primeira vez, com apresentações na arena e uma clínica demonstrando seus métodos aberta ao público que estiver no Parque do Peão.

 

Tradição

A tradição e a cultura sertaneja são enaltecidas no evento. Para preservar essas raízes, a Festa do Peão traz o Concurso da Queima do Alho. A disputa culinária acontece na programação desde 1956 e preserva os sabores da comida típica do estradão boiadeiro. Neste ano, 20 comitivas de diferentes regiões do país participam do concurso, que será realizado no dia 20 de agosto, a partir do meio-dia, no Rancho Ponto de Pouso, dentro do Parque do Peão.

No concurso, as comitivas de cozinheiros montam seus apetrechos e fazem o tradicional “fogo de chão” para preparar o prato composto por arroz carreteiro, feijão gordo, paçoca de carne seca e carne de churrasco. A tradicional disputa é uma forma de homenagear o peão de boiadeiro, que movimentou a economia da região e fez a Festa do Peão de Barretos ser a potência que é hoje.

Outra atração é o Concurso do Berrante, que acontece com a Queima do Alho e reúne competidores de diversas regiões do país.

Além disso, para valorizar a cultura brasileira, o evento conta com o palco Culturando, que é uma referência de preservação e difusão cultural para o público. Na programação estão apresentações de grupos de catira e orquestra de cordas caipira, samba e pagode, festival de dança, música country, covers e muito mais. Neste ano, o palco vai receber cerca de 150 atrações, representando mais de 80 cidades de 15 estados do país.

Já o Palco Raízes é exclusivo para a música caipira – reunindo artistas amadores e profissionais -, apresentações de danças típicas e declamações de versos caipira.

 

Para as crianças

Garantindo a diversão de toda a família, o Parque está mais do que preparado para receber as crianças. A principal atração para os pequenos é o Rancho do Peãozinho, que ocupa uma área de 35 mil metros quadrados, com várias opções socioeducativas ao longo do evento. No espaço conta com os rodeios em Carneiros e Júnior; escolha da Rainha e Mister Peãozinho; Festival Barretos Kids e muito mais. O público também pode conhecer a minifazenda e o minizoológico, além de participar de muitas brincadeiras voltadas às crianças. E o mais importante: todas as atrações contam com o auxílio de monitores.

Ingressos

Os ingressos para a 68ª Festa do Peão de Barretos estão à venda através do site oficial do evento e, também, pelo site da Total Acesso Link.

Confira a programação completa e mais informações no site oficial de Os Independentes. Link.

Registrando

BASE CAMPEÃ

Pode comemorar, torcedor montealtense. A base de futsal do MAC foi campeã da fase sub-regional dos Jogos Abertos da Juventude

PARABÉNS D. ELINÁ

As famílias Camargo e Victório Rodrigues se reuniram no último fim de semana para celebrar o dom da vida da

BODAS DE OURO

O casal Mário Wagner Pavão dos Santos e Maria José Cestari dos Santos “Zeca” completou no sábado, 20, suas Bodas

TEEN KIDS

O último sábado, 20, foi de festa e comemoração para a equipe da Teen Kids. A loja, já renomada e

BODAS DE PRATA

A prefeita Maria Helena Rettondini e seu marido, o secretário de Governo, Carlos Rettondini, abriram um espaço na agenda para